Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Oficina promovida pela Unilab discutiu propostas para a Rede Ecoss

Data de publicação  05/07/2011, 00:00
Postagem Atualizada há 10 anos
Saltar para o conteúdo da postagem
Da esquerda para a direita: Roberto Catteli, Paulo Carrano, Jacqueline Freire, Evandro Medeiros, Albanise Barbosa e Socorro Maia

Especialistas de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras participaram da Oficina do Ecoss – Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul, que a Unilab promoveu na semana passada, com o objetivo de discutir a proposta da Rede Ecoss. A oficina teve a participação dos professores Paulo Carrano, da Universidade Federal Fluminense (UFF); Roberto Catelli, da Ong Ação Educativa; e Evandro Medeiros, da Universidade Federal do Pará (UFPA). A pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire, participou como representante da Unilab e coordenadora do Ecoss.

Com base no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, a Rede Ecoss quer, inicialmente, identificar e articular as IES no Brasil e nos países de língua portuguesa (Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, Angola e Portugal), para o desenvolvimento de uma pesquisa histórica e recente sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA). Posteriormente, haverá a elaboração de projeto de pesquisa para planejamento e organização de Missões nestes países.
A próxima etapa será a realização de um diagnóstico sobre a temática do EJA produzida no Brasil sobre os países parceiros e também nos países envolvidos na Ecoss, incluindo Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado. Artigos em Revistas Indexadas e livros, entre outros. Além disso, haverá a coleta de dados estatísticos, fontes históricas e documentos.
Outra ideia é mapear o material didático de EJA produzido nos países participantes do programa, para viabilizar a elaboração de um Termo de Referência que possa subsidiar novas produções, com base no que foi produzido entre 1997 e 2009.
Durante o encontro foi discutida a parceria com a Ação Educativa para o fortalecimento da Biblioteca Digital e disponibilização do acesso no Portal do Centro de Referência de EJA da Cooperação Sul-sul, viabilizando a atualização da base de dados. Além disso, criar uma interface para possibilitar a consulta simultânea à base digital e à base de dados bibliográficos, entre outros.
Entre as ações programadas, destaque para a elaboração de mapa conceitual sobre EJA nos países parceiros e a realização de um documentário sobre o Pensamento de Paulo Freire na África, mais especificamente em Cabo Verde e Guiné-Bissau. O objetivo é mostrar a práxis educativa referenciada no pensamento do educador que é realizada nestes dois países.
Além do documentário, a partir das pesquisas, também estão previstos outros produtos como a Revista Eletrônica, que contemplará os artigos produzidos nos países envolvidos; um livro sobre Educação e Cooperação Sul-Sul; um Memorial Fotográfico e a postagem de materiais diversos no Portal, a exemplo de entrevistas e depoimentos, além de exposições itinerantes.
Categoria