Prêmios Santander valorizam universidades e novas ideias

Data de publicação  05/07/2011, 00:00

Com o tema “Conectando grandes ideias, valorizando grandes projetos,” continuam abertas, até o dia 13 de setembro, as inscrições para os Prêmios Santander Universidades 2011, no site do Santander. São mais de R$ 1 milhão em prêmios e bolsas de estudo para os vencedores e visam à realização de projetos que estejam envolvidos com os três pilares da Universidade: ensino, pesquisa e extensão.

Os Prêmios estimulam o empreendedorismo, a pesquisa científica, a extensão universitária e a busca pela excelência das universidades, sempre com foco no desenvolvimento sustentável, por meio de quatro grandes premiações: Prêmio Santander de Ciência e Inovação, Prêmio Santander de Empreendedorismo, Prêmio Santander Universidade Solidária e Prêmio Guia do Estudante – Destaques do Ano. Todos os inscritos, de todas as premiações poderão realizar um curso on-line exclusivo da Babson College, instituição norte-americana, referência mundial no assunto.

Na premiação Empreendedorismo, os estudantes podem se inscrever nas categorias de Indústria; Tecnologia da Informação, da Comunicação e da Cultura e Educação; Produtos e Serviços, além de Biotecnologia e Saúde. O vencedor de cada categoria recebe R$ 50 mil, além do curso de Empreendedorismo presencial na Babson College.

Já o Prêmio de Ciência e Inovação tem como público alvo pesquisadores-doutores formados e que exerçam atividades em Instituições de Ensino Superior. As categorias são as mesmas do Santander Empreendedorismo e cada professor vencedor recebe a quantia R$ 50 mil em prêmios.

Tão importante quanto às premiações de empreendedorismo e ciência e inovação, é o prêmio Universidade Solidária, com foco nos universitários e professores que tenham interesse, ou que já realizem projetos sociais. Destacará oito projetos voltados para atuação social de desenvolvimento sustentável, com ênfase em geração de renda e a transferência de conhecimento da universidade para a comunidade.

E o Prêmio Guia dos Estudantes – Destaques do Ano avalia Instituições de Ensino Superior parceiras do Santander Universidades pelo trabalho desenvolvido nas áreas de Educação à distância; Empregabilidade; Apoio à Educação Básica e Parceria com o setor privado. Os finalistas ainda podem ser indicados para concorrer ao Prêmio Ibero-Americano de Inovação e Empreendimento, organizado pela Secretaria Geral Ibero-americana – SEGIB, que inclui finalistas da Argentina, Peru, Colômbia, Chile e Espanha. E todos irão para a cerimônia de premiação em São Paulo, no dia 21 de novembro, com despesas de transporte e hospedagem pagas pela organização.