Unilab empossa 18 servidores e coordenadora da Biblioteca

Data de publicação  08/07/2011, 00:00
A Universidade da Integração Internacional Luso-Afro-Brasileira – Unilab vivenciou na manhã de hoje, sexta-feira, (8), um momento histórico com a posse de 18 novos servidores técnico-administrativos e da coordenadora da Biblioteca Universitária, Fátima Portela. A solenidade aconteceu no auditório da Unilab, no Campus da Liberdade, em Redenção, CE, com a participação de funcionários e professores da Universidade, além de familiares dos empossados.
A cerimônia foi aberta com a apresentação de um vídeo institucional da Unilab, seguida da constituição da mesa, presidida pelo Reitor da Unilab, professor Paulo Speller. Ao seu lado, a vice-reitora Maria Elias Soares; e as pró-reitoras Adênia Guimarães, Stela Meneghel e Jacqueline Freire, além da coordenadora de gestão de pessoas, Fabiana Almeida. Também na mesa, a prefeita de Redenção, Francisca Torres Bezerra (Cimar) e a secretária de Educação de Redenção, Ana Paula Fonseca Braga. Entre os presentes, os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC), Wagner Chacon, Ivone Bonfim Andrade, Carla Façanha e Adriana Nóbrega da Silva; a diretora da Biblioteca da Unifor, Leonília Brasileiro e o professor Marcos Cysne, do CLEC/IFCE.
Em suas palavras de boas-vindas, Paulo Speller destacou a importância da Unilab, que estará completando um ano de criação formal no próximo dia 20 de julho, caracterizando-se como a mais jovem Universidade federal brasileira, dentre as 14 criadas ou transformadas durante o governo do ex-presidente Lula.  O reitor aproveitou para reforçar a forte vinculação com a UFC que, desde o início, apoiou as ações de implantação da Unilab, tanto com pessoal como em estrutura. Juntas, UFC e Unilab, despontam como as duas universidades federais cearenses.
Ao parabenizar os novos servidores, Speller falou sobre a integração entre os países africanos de língua portuguesa que é missão fundamental da Unilab, exemplificando com a sua mais recente viagem a São Tomé e Príncipe, onde participou de missão de prospecção a convite do Ministério da Educação brasileiro. Finalizando, pediu o empenho de todos em transformar a Unilab em um espaço de idéias e ações em prol da união entre os países de língua portuguesa e, futuramente, de outros idiomas, a exemplo do inglês, do francês e até do mandarim.
Após a fala de Paulo Speller, os técnicos foram chamados, um a um, a assinar o termo de posse, oficializando a sua entrada na Universidade. A última a ser empossada foi a coordenadora da Biblioteca Universitária, Fátima Portela.

Em seguida, o representante dos novos servidores, Henrique Pinho de Oliveira, fez um breve discurso, onde agradeceu a todos e ressaltou o desejo coletivo de contribuir para o crescimento da Unilab.

Servidores empossados:

Fátima Portela – Coordenadora da Biblioteca Universitária