Pesquisador exalta importância da Unilab no cenário internacional

Data de publicação  11/07/2011, 00:00

De todos os lados do Brasil e do mundo a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) recebe visitas. O pesquisador brasileiro, Luciano Barbosa de Lima, que já viajou pelo mundo em busca de informações sobre a vida na África e em outros países, esteve em Redenção (CE) para visitar a Universidade.“Exalto a Unilab como fruto de sonhos e muitos esforços para a construção de um instrumento que favoreça o desenvolvimento dos países lusófonos, especialmente aqueles mais necessitados e, ao mesmo tempo, do nosso sertão brasileiro”, disse Luciano, ao relatar suas impressões sobre a Unilab. Ele acrescentou que “a implementação deste projeto ratifica o papel destacado, as prioridades e o cumprimento da cooperação brasileira no contexto internacional”.

Luciano contou que nos últimos anos tem se dedicado exclusivamente à área de Cooperação Universitária para o desenvolvimento, por intermédio da Universidade de Málaga, Espanha, com diferentes países, entre eles diretamente com Timor Leste, Vietnã, Equador, El Salvador e, recentemente, Guiné Bissau.

Segundo o pesquisador, a Unilab, que tem o objetivo de valorizar a língua portuguesa, e a integração entre os países do continente africano, vem ao encontro de suas expectativas. “Ela é, sem dúvida, excelente exemplo de Cooperação Universitária para o Desenvolvimento, forma de colaboração nova, e, já apresentando seu relevante papel para a cooperação internacional”, concluiu Lima.