Confraternização marca primeiro Arraiá da Unilab

Data de publicação  12/07/2011, 06:27
Regional do Arraiá Forró Pé de SerraO primeiro Arraiá da Unilab nesta quarta-feira, 29, foi ao ritmo da tradição junina. A começar pelas bandeirinhas que deram colorido especial ao Campus da Liberdade. Mais do que a festança, um momento de confraternização entre estudantes, técnico-administrativos e professores.O arraiá contou com a ajuda de São Pedro, depois do dia dedicado a ele ter sido nublado em Redenção. Ao anoitecer, os estudantes foram chegando, enquanto os músicos do Regional Forró Pé de Serra afinavam os instrumentos.

A programação foi aberta pela pró-reitora de Graduação de Ensino, Jacqueline Freire, que agradeceu a presença dos convidados e ao apoio dos funcionários, técnicos, professores e coordenadores da Prograd e do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap), da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão, da Pró-Reitoria de Administração e Planejamento, e da colaboração efetiva da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura de Redenção, com as presenças da secretária Ana Paula Fonseca e da prefeita Cimar. Ao final, transmitiu mensagem do reitor Paulo Speller, que está em missão em São Tomé e Príncipe, se confraternizando com os presentes.

Ao lado dos coordenadores Lourenço Ocuni Cá, José Wilson Galdino e Andréa Linard, a professora Jacqueline apresentou o escritor e cordelista Marcos Mairton. Autor de livros sobre literatura de cordel e também do blog Mundo Cordel, ele é juiz federal em Quixadá, CE. Em linguagem poética, cantou músicas e explicou as principais diferenças entre repente e cordel, que é a especialidade dele.

Antes de cantar versos de Patativa de Assaré, em música de Fagner, Mairton deixou como sugestão aos presentes o Interprogramas, exibido pela TV Brasil. “Participamos da série “Cordel Ortográfico” quando fizemos versos sobre as mudanças ocorridas na ortografia da língua portuguesa, a partir da literatura de cordel”.

Professor Galdino, cordelista Mairton, professora Andrea e vice-reitora Maria Elias

A vice-reitora Maria Elias Soares encerrou a primeira parte do programa, agradecendo a participação do cordelista. Ela ressaltou a importância da literatura de cordel, hoje valorizada na academia, após ser reconhecida, primeiramente na Universidade de Poitiers, França, para depois ser estudada no Brasil.

No ritmo da sanfona, os estudantes se juntaram à quadrilha improvisada. No início os pares se alinharam em suas fileiras, uma de frente para a outra. Na base do improviso, começaram a grande roda, o balancê, o serrote, o passeio dos namorados, passando para o “alanvantu” e o “anarriê”, abrindo novamente a grande roda…

Rainha do Arraiá Forró Pé de Serra

Após a improvisação, foi a hora das quadrilhas organizadas, grupos juninos que costumam participar de festivais em diferentes cidades do Ceará. A primeira a se apresentar foi o Arraiá Forró Pé de Serra, de Redenção. Com superestrutura montada, 26 pares desfilaram simpatia e muito brilho e coreografias bem ensaiadas, com direito a casal de noivos e presença da rainha.

Preparando a grande roda

Sem ficar atrás no brilho e no entusiasmo dos brincantes, o Arraiá Aquarela Brasileira encerrou a noite. Os 20 pares pisaram o pátio do Campus com muita alegria e descontração, ao som do regional. Eles formam o grupo Fealegria, do distrito de Vazantes, do Município de Aracoiaba.

Final da apresentação do Arraiá Pé de Serra

Como o Forró Pé de Serra, o Arraiá Aquarela Brasileira está com a agenda completa para apresentações em diferentes festivais no interior, além de Fortaleza. Ao final das apresentações, os estudantes ainda se espalhavam pelo salão improvisado, se preparando para o Arraiá da Unilab de 2012. Viva Santo Antônio, São Pedro e São João!!

Quadrilha improvisada dos estudantes da Unilab