Evento inaugural sobre ética debate temáticas na Unilab

Data de publicação  12/07/2011, 06:29
Um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Esta é uma das definições de ética, ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. A temática será debatida no evento inaugural sobre ética “O Fantasmático Centro de Estudos Interdisciplinares”, no dia 13 de julho, quarta-feira, às 14 horas, no auditório da Unilab, no Campus da Liberdade, em Redenção.
No programa serão apresentados três temas: Ética e Filosofia hoje, com o professor Ronie Alexsandro Teles da Silveira, que apresentará as diferenças entre a ética no mundo antigo, na modernidade e nos nossos dias. Por que a ética tem se tornado um problema crescente para a cultura contemporânea? O que a Filosofia pode nos dizer sobre ética hoje?
O segundo tema, ‘A Ética nas Relações de Troca”, será abordado pelo professor Francisco José da Costa (Franzé). No contexto, entende-se que os agentes do sistema de troca são as empresas, o governo, as organizações sociais e os clientes/consumidores, mas qual a melhor forma de promover esta relação? Como cada agente tem se comportado nas diferentes modalidades de trocas atualmente existentes? O que cabe de reflexão e de aperfeiçoamento ético nesta relação e em que medida os futuros profissionais poderão colaborar?
Por fim, a terceira temática, ‘A Ética da Escravidão’, será apresentada pelo professor Manoel de Sousa e Silva. Na abordagem, vale o questionamento: como o sujeito (o homem livre) enxerga seu objeto (o escravo) na situação escravista? Como o objeto (o escravo) se enxerga a si e ao(s) outro(s) na mesma situação?
Os três palestrantes são professores da Unilab. Ronie Alexsandro e Manoel de Sousa e Silva são do curso de Licenciatura em Ciência da Natureza e Matemática, e Franzé Costa, do curso de Administração Pública.