Estudantes da Unilab elegem seu representante

Data de publicação  25/07/2011, 00:00

Os estudantes da Unilab elegeram na tarde de hoje, 25 de julho, Francisco Fábio Sales de Almeida como seu representante junto ao Conselho Universitário. Aluno do curso de Engenharia de Energias, Fábio é natural de Acarape (CE) e foi eleito com 73 votos, para um mandato de um ano. Em segundo lugar ficou Abmael Freitas Silva, do curso de Enfermagem, com 52 votos e, em terceiro, o guineense Edgar Djú, com 36 votos. A eleição teve ainda um voto nulo e dois em branco, totalizando 164 votos.
O processo eleitoral começou a partir das 14h, no Bloco Didático, com a presença dos três candidatos e a participação maciça dos alunos e alunas da Unilab.
Também presentes, a pró-reitora de graduação Jacqueline Freire, os professores Francisco José da Costa (Franzé) e Ronie Alexsandro, além de diversos funcionários.

Na ocasião, o estudante guineense, do curso de Administração Pública, Faustino Manuel Rodrigues, integrante da Comissão Eleitoral, fez a apresentação dos concorrentes e todos puderam falar um pouco sobre suas propostas, tentando ganhar os votos dos indecisos já na reta final da eleição.  Além de Faustino, a comissão foi formada por Rafael Oliveira e Daiane Frazão, ambos do curso de Administração Pública; e por Sarah Sousa, estudante de Ciências da Natureza e Matemática.

Em seguida, os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos candidatos e, entre os questionamentos, um deles foi sobre a possibilidade do representante eleito ser afastado do cargo, caso não esteja desempenhando seu papel de forma adequada.  Neste momento, a pró-reitora de Graduação explicou que o afastamento é possível, desde que a maioria dos alunos concorde e decida fazer uma nova eleição.
Jacqueline Freire aproveitou para reforçar a importância dos estudantes ocuparem este espaço junto ao Conselho Universitário e, ao mesmo tempo, lembrou que é preciso cobrar do representante eleito um retorno de suas ações. “É preciso que vocês criem uma sistemática para fazer com que este retorno seja feito de forma efetiva para que todos saibam o que está sendo discutido e realizado pelo Conselho”.
Na sequência, os alunos voltaram às salas de aula e, turma por turma, foram sendo chamados a votar em seu candidato.
O resultado foi anunciado no final da tarde, consagrando Francisco Fábio Sales de Almeida como o mais novo integrante do Conselho Universitário da Unilab. Com ele, o Conselho passa a ter 14 membros fixos: o reitor Paulo Speller, a vice-reitora Maria Elias; a pró-reitora de Graduação Jacqueline Freire; a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Stela Meneghel; a pró-reitora de Planejamento Adênia Guimarães; as seis coordenações; e os representantes de estudantes, professores e servidores.