PROPPGE lança edital de bolsa de iniciação científica

Data de publicação  27/07/2011, 00:00

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPGE) lançou, nesta terça-feira, o primeiro Edital para solicitação de Bolsas de Iniciação Científica, tão aguardado por professores e alunos da Unilab.

O edital foi lançado a partir da aprovação pelo Conselho Superior Universitário (CONSUP), após reunião de hoje, na sala da Reitoria. Houve ainda aprovação das normas para o Programa Integrado de Bolsas (PIB) da UNILAB, assim como de normas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), da Universidade.

O edital dispõe sobre a oferta de até 25 bolsas de Iniciação Científica (IC). A expectativa é de que contribuam não só para o início da institucionalização da pesquisa na UNILAB (que há meses vem sendo discutida com os docentes) mas, também, para gerar um projeto de formação universitária que inclui, além do ensino, o acesso e exercício contínuos de atividades de investigação e extensão.

O processo de elaboração de normas para o PIBIC, assim como o edital, contou com a participação de representantes docentes, além de haver sido discutido no âmbito do CONSUP. Daqui por diante, nova comissão de representantes docentes – a Comissão Local de Iniciação Científica (CLIC) – acompanhará todo o processo de inscrição e seleção de projetos, a ser realizado nos moldes indicados pelo CNPq (consultores Ad Hoc nível 1). Também caberá à CLIC acompanhar o processo de implantação das bolsas e avaliar, ao seu final, o resultado do programa.

De acordo com a pró-reitora Stela Meneghel (foto acima), a CLIC e a PROPPGE estão à disposição de todos para esclarecer dúvidas sobre o edital, assim como sobre o processo de análise dos projetos. A expectativa é de que possa auxiliar na construção de uma cultura de pesquisa marcada pela democratização de oportunidades e pela legitimação do mérito por pares acadêmicos.