Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab participa do Dia Internacional da Segurança em Informática

Data de publicação  30/08/2011, 02:41
Postagem Atualizada há 12 anos
Saltar para o conteúdo da postagem
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), por meio do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), promove o Dia Internacional de Segurança em Informática – DISI 2011, no dia 31 de agosto, a partir das 9 horas. As discussões deste ano acontecem em Curitiba (PR) e serão conduzidas com base no tema “Conscientização em segurança é um dever de todos”. As palestras são gratuitas, abertas ao público mediante inscrição e também serão transmitidas em tempo real por meio do Site. 
O DISI 2011 reunirá especialistas no assunto para compartilhar seus conhecimentos e assim educar e conscientizar usuários de internet sobre segurança em ambientes informatizados. O coordenador de TI da Unilab, Ladislav Trupl, informa que a Universidade está inscrita no Seminário. Em breve, além de ser citada no site do DISI, a instituição receberá um kit com material informativo sobre segurança em informática contendo cartazes, folder e marcador de livro com dicas de segurança e cartelas de adesivos.
O evento, realizado anualmente em uma capital brasileira, reúne especialistas no assunto para compartilhar seus conhecimentos e assim educar e conscientizar usuários de internet sobre segurança em ambientes informatizados. Dentre as atividades de conscientização especialmente preparadas para o DISI estão a realização de palestras sobre segurança, a distribuição de material de conscientização e o fomento à iniciativas que divulguem o tema segurança em informática.
Um dos convidados para o seminário é o âncora do programa CQC, da BAND, jornalista e apresentador Marcelo Tas que dará palestra sobre o tema “Redes Sociais: Virtudes e Defeitos Colaterais da Nova Comunicação Digital”.
Segundo Ladislav, a participação da Unilab no evento a coloca em uma posição visível para as outras universidades federais e para a RNP. “Ele terá como tema a importância da divulgação de problemas de segurança para a comunidade das instituições de ensino e pesquisa que fazem uso da INTERNET, principalmente as que fazem uso do “backbone” da RNP. Devemos tratar este evento como uma fonte de informação e conscientização da comunidade além de mostrar a preocupação da Unilab com a segurança da informação”, disse o coordenador de TI.
Ladislav: coordenador de TI da Unilab
Para ele, o DISI pode contribuir para os ambientes informatizados da Unilab ao divulgar e disponibilizar as palestras para os alunos, técnicos e professores da Universidade. “Estaremos conscientizando a comunidade e poderemos diminuir a incidência de incidentes de segurança em nossa rede e em nossas máquinas, melhorando a disponibilidade e qualidade do uso”, concluiu Ladislav.
De acordo com os organizadores a linguagem utilizada é simples, não técnica, para facilitar o entendimento e conscientização do público em relação à Segurança da Informação.
Categoria