Homologação parcial do processo seletivo p/ prof. visitante de estudo de Língua Portuguesa

Data de publicação  09/09/2011, 13:35
Image: Fantasmático debateu a “Sociedade do Consumo”

Com o tema ‘Sociedade do Consumo’, o Fantasmático Centro de Estudos In(ter)disciplinares promoveu seu segundo debate na tarde da última quinta-feira,  8 de setembro, no Anfiteatro da Unilab, no Campus da Liberdade, em Redenção(CE).  Na ocasião, a discussão abordou o desenvolvimento da sociedade moderna focada no incremento da exploração dos bens de consumo, criando, consequentemente uma sociedade do consumo. Com base nestas questões, foram apresentados dois temas e, em seguida, houve o debate com os estudantes.
Professores: Diego Guerra, Ronie Alexsandro e Franzé Costa
O primeiro a falar foi o professor Franzé Costa, que discorreu sobre o tema “A lógica do consumo e o comportamento individual”. Entre os questionamentos colocados para os estudantes, ele pediu que todos refletissem e pensassem: “Por que chamamos a sociedade atual de ‘Sociedade de consumo’? Nossa época é um mundo da efemeridade das ofertas e da loucura das modas? É possível ou necessário que se estabeleça um novo comportamento de consumo, que seja mais reflexivo, menos impulsivo e que gere menos desequilíbrio das trocas?”.
Já o professor Diego Guerra falou sobre “O consumo individual e o argumento da sustentabilidade”. Na oportunidade, ele discutiu o significado do consumo responsável e sustentável, a forma como isto implica o consumo de cada sujeito e as possibilidades para aperfeiçoar as práticas de consumo.
Além de um grande número de estudantes, diversos professores da Unilab estiveram presentes ao debate. Entre eles, José Berto, Maria Aparecida, Manoel de Sousa (terceiro à direita na foto acima) e Ronie Alexsandro, que compôs a mesa, ao lado do debatedores.