Pesquisadores cubanos fazem visita à Unilab

Data de publicação  09/09/2011, 14:01
Paulo Speller, Dimas Néstor Hernández Gutiérrez e Berta Pichs Herrera

A Unilab recebeu nesta terça-feira (6) a visita do Dr. Dimas Néstor Hernández Gutiérrez, diretor do Departamento de Universalização do Ministério Educação Superior de Cuba e da Dra. Berta Pichs Herrera, assessora do mesmo Departamento. Eles vieram ao Ceará para conhecer experiências inovadoras de educação superior, com ênfase na educação do campo.

No Campus da Liberdade, em Redenção, eles foram recebidos pela pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire, e pelos professores Rodrigo Azevedo e Albanise Barbosa, coordenadora do curso de Agronomia. Depois de conhecerem as instalações da Universidade, os dois foram recebidos pelo reitor Paulo Speller, da Unilab.

Berta Pichs Herrera , Dimas Néstor Hernández Gutiérrez e os professores Albanise Barbosa e Rodrigo Azevedo

Uma das experiências que os pesquisadores cubanos conheceram foi o Programa Residência Agrária, da Universidade Federal do Ceará (UFC). “Para otimizar a visita, eles manifestaram interesse em conhecer a Unilab, pois já tinham contato anterior com o professor Paulo Speller, que esteve em Cuba em 2008”, disse a professora Jacqueline, ressaltando a importância do intercâmbio com os professores da área de desenvolvimento rural do curso de Agronomia.

Com o foco para a universalização do conhecimento, a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e o Ministério de Educação Superior de Cuba estabeleceram parceria, com base no Programa CAPES/MES-Cuba. O Programa tem por objetivo estimular a formação de recursos humanos de alto nível, criando vínculos entre Instituições de Ensino Superior brasileiras e cubanas, por meio de projetos conjuntos de cooperação científica, nas diferentes áreas do conhecimento.

Nesse sentido, a parceria foi ampliada com a Universidade de Brasília (UnB), que coordena o Observatório de Educação do Campo. Uma das interlocutoras na parceria é professora e pesquisadora Mônica Castagna Molina, da UnB. O Observatório tem como objetivos realizar pesquisas sobre as políticas de Educação Superior, desenvolvidas por Universidades voltadas aos grupos sociais rurais, produzindo subsídios para a formulação de políticas públicas direcionadas para a promoção do desenvolvimento sustentável do campo.

Dra. Berta Pichs Herrera  e Dr. Dimas Néstor Hernández Gutiérrez

Na oportunidade, Dimas Gutiérrez e Berta Pichs Herrera divulgaram a realização do 8º Congresso Internacional de Educação Superior “Universidade 2012” que acontecerá no período de 13 a 17 de fevereiro de 2012, em Havana. Trata-se de uma realização do Ministério de Educação Superior e das universidades da República de Cuba.

O tema central é “A universidade pelo desenvolvimento sustentável”. Uma declaração que reafirma a responsabilidade da educação superior com a sociedade e com seu tempo. Os interessados podem enviar trabalhos pelo site do congresso www.congresouniversidad.cu ou correio eletrônico univ2012@reduniv.edu.cu antes do dia 30 de novembro de 2011.