Unilab comemorou Dia do Administrador com ciclo de debates

Data de publicação  14/09/2011, 12:18
A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), por meio da coordenação do curso de Administração Pública e da representação estudantil, realizou durante todo o dia 9 de setembro um ciclo de debates em comemoração ao Dia do Administrador. A abertura aconteceu às 9h, com um minuto de silêncio em memória do estudante da Unilab, João Lennon, falecido ontem.

Professora Maria Aparecida, Paulo Speller e Adênia Guimarães

Logo depois foi formada a mesa, com a presença do Reitor da Unilab, Paulo Speller; da nova coordenadora do curso de Administração Pública, Maria Aparecida da Silva; da pró-reitora de Administração e Planejamento , Adênia Guimarães; da pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire e do professor Frederico Rômulo, primeiro palestrante do dia.

Jacqueline Freire, Maria Aparecida, Paulo Speller, Adênia Guimarães e Frederico RômuloEm seu pronunciamento de abertura, Paulo Speller fez questão de destacar o valor do administrador para os rumos da coisa pública. Por isso, segundo ele, a importância da formação continuada, do curso, dos professores e dos alunos, principalmente, que devem compreender o papel fundamental de um administrador público.

Finalizando suas palavras, o reitor parabenizou o professor Franzé Costa e a nova coordenadora do curso de Administração Pública, Maria Aparecida da Silva, pela organização do evento.
Após a fala do reitor da Unilab, a programação começou com uma atividade interativa com o tema “A criatividade no trabalho do administrador”, realizada pelo Administrador e Mestre em Administração (UECE) Frederico Rômulo (foto acima). Na ocasião ele apresentou o trabalho intitulado “Administração nos contos de fada – O Gato de Botas – O empreendedor e o inventivo burguês”.
Logo depois, às 10h40, a prefeita de Aracoiaba, Marilene Campelo (foto acima) falou sobre “Administração pública no Maciço de Baturité: desafios e perspectivas”. Marilene é advogada, professora da rede estadual de educação e presidente da Associação dos Municípios do Maciço de Baturité (AMAB). Atualmente está em sua terceira gestão como prefeita de Aracoiaba.
No período da tarde, a partir das 14h, aconteceu a palestra sobre “Políticas públicas e economia solidária”, com Valmor Schiochet (foto acima), diretor de Estudos e Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidária (MTE/SENAES).
Em seguida, às 15h40, foi a vez do agricultor familiar e sindicalista Silvanar Soares (foto acima) abordar o tema “Gestão social e desenvolvimento territorial no Maciço de Baturité”. O encerramento ocorreu às 17h, com a palavra do professor do curso de Administração Pública, Franzé Costa.