Paulo Speller relata experiência da Unilab em Barcelona

Data de publicação  23/09/2011, 13:18

O reitor Paulo Speller, da Unilab, participou na manhã desta quinta-feira (22), da 1ª Conferência Internacional sobre Rankings em Educação Superior e Educação Aberta e a Distância, em Barcelona, Espanha. Na oportunidade, o reitor fez um relato da experiência nascente da Unilab, no Campus da Liberdade, em Redenção.

Paulo Speller aproveitou para manifestar sua preocupação sobre os efeitos nocivos dos rankings internacionais sobre a priorização que se poderia dar a um grupo restrito de universidades brasileiras em detrimento da maioria de nossas instituições de educação superior. “Mais do que classificações, que terminam por dizer o que todos já sabemos, precisamos de políticas de educação superior que viabilizem efetivamente a autonomia universitária para que a contribuição de nossas universidades se faça com a pertinência que a realidade brasileira exige”, afirmou.

O reitor ressaltou ainda que “pouco ou nada ganhamos em saber mais uma vez que Harvard é a melhor universidade do mundo. O que realmente interessa, no caso da Unilab, é como podemos contribuir para a superação de problemáticas seculares de pobreza e exclusão no Nordeste brasileiro, nos países africanos e asiáticos parceiros e como podemos avançar na integração entre todos”, disse Paulo Speller, lançando um questionamento para reflexão: “Alguma classificação levará estas dimensões em conta?”