Reitor articula agenda positiva para futuras parcerias com Unilab

Data de publicação  27/09/2011, 13:27

Em viagem de trabalho à Espanha e Portugal, o reitor Paulo Speller, da Unilab, vem mantendo encontros e reuniões positivas, além de participar de seminários de Educação Superior. Nesta segunda-feira (26), em Lisboa, reuniu-se com o embaixador Paul Schmit, de Luxemburgo, que manifestou interesse na possibilidade de ações articuladas com a Unilab, diretamente ou por meio da Universidade de Luxemburgo, a única instituição de ensino superior do Grão-Ducado de Luxemburgo.

Foto: Laura Haanpaa

Schmit é embaixador extraordinário e plenipotenciário do Luxemburgo em Portugal desde 15 de outubro de 2010, e, a partir de Lisboa, exerce o cargo de embaixador do Grão-Ducado em Cabo Verde. A comunidade portuguesa residente em Luxemburgo aponta para 80.000 pessoas – de Portugal e Cabo Verde -, 16% da população total do país e 50% da população estrangeira. São estimados 500 mil habitantes no país. O Grão-Ducado do Luxemburgo é um pequeno país, que faz fronteira com a Bélgica, a França e a Alemanha e cuja história é indissociável da dos países vizinhos.

Em outra reunião, Speller manteve contato com a Missão Brasileira junto à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), chefiada pelo embaixador brasileiro Pedro Motta, em Portugal. Na oportunidade, ele sugeriu uma agenda de entendimentos entre CPLP e Unilab. Outras informações sobre a Missão Brasileira no site: http://delbrascplp.itamaraty.gov.br/pt-br/News.xml

J. Freitas/ABr

No final do dia, o reitor Paulo Speller esteve reunido com o diretor geral do Secretariado Executivo da CPLP, Hélder Vaz. Eles também trataram das possibilidades de parcerias nos campos da Educação a Distância e da Acreditação de Estudos e Pesquisas em Segurança Alimentar.