“A natureza não existe” é tema de debate na Unilab nesta quarta (28)

Data de publicação  28/09/2011, 18:30
Fantasmático e a Área de Desenvolvimento Rural revelam que “a natureza não existe”. Este, na verdade, é o tema de mais um evento promovido pelo Fantasmático Centro de Estudos Interdisciplinares da Unilab, que acontece nesta quarta-feira (28), às 14 horas, no auditório do Campus da Liberdade, em Redenção.
O tema será apresentado pelos professores Ronie Alexsandro Teles da Silveira e Maria do Carmo Tedesco e terá o professor Manoel de Sousa e Silva como debatedor. De acordo com o professor Ronie a ideia do debate é “justamente demonstrar que a natureza não existe como uma entidade independente dos homens, que ela é cultural, humana”.
As ciências naturais partem da noção de uma natureza exterior e entendem o conhecimento como um desvelamento gradativo dessa entidade (o progresso científico). O propósito é demonstrar, pela análise da cultura e do conceito de natureza e pela análise da percepção humana, que a natureza é um produto humano, passível de aprendizagem e que vai a reboque do restante da cultura.

Segundo Ronie Silveira, nós, humanos, estamos sós. “Só nós existimos. A natureza é um resultado de nossa necessidade de estabilidade e conforto”.