Reitor Paulo Speller faz palestra de abertura em Brasília

Data de publicação  28/09/2011, 18:28

O reitor Paulo Speller ministrará palestra na abertura do I Fórum da Sociedade Civil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com o tema “Integração pela Educação: 15 anos de CPLP”, nesta quarta-feira (28), às 18h30min, no Salão Leste do Palácio do Planalto, em Brasília. Estão confirmadas as participações dos ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República) e Luiza Bairros (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial).

Com a temática central “Promovendo a participação social na CPLP”, o Fórum prossegue até sexta-feira (30), e pretende ser um espaço de integração efetiva das iniciativas existentes e das organizações da sociedade civil da CPLP. A promoção é do Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em coordenação com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e com a Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil.

Na apresentação, o reitor Paulo Speller (foto acima) irá destacar os objetivos da CPLP, tais como a concertação político-diplomática, a cooperação econômica, social, cultural, jurídica e C&T, e a promoção e difusão da Língua Portuguesa.

Ao tratar das “Áreas e programas de cooperação” ele mostrará que ganharam maior expressão, após adoção de dois documentos de referência: a Estratégia Geral de Cooperação da CPLP e a Declaração sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), 2006. E ainda o Programa Indicativo de Cooperação (PIC), instrumento específico das ações de cooperação no quadro da CPLP, sobre o qual o Fundo Especial exerce as suas atribuições.

Entre os destaques dos projetos de educação desenvolvidos nos países da CPLP, o Reitor irá ressaltar o papel da Unilab como símbolo da integração pela educação. Afinal, a Unilab, por meio da Cooperação Sul-Sul, atende a diretrizes internacionais que apontam tanto a importância de ampliar a oferta de cursos superiores em regiões carentes, quanto de ampliar as relações de cooperação com o continente africano (UNESCO, 2009). Ele encerra a apresentação com imagens do projeto do Campus das Auroras, a cidade universitária da Unilab.

Durante três dias serão discutidas formas criativas de promover o desenvolvimento comunitário, nesses tempos de crise em que os recursos escasseiam. Os resultados e recomendações do I Fórum devem ser apresentados por uma comissão da sociedade civil na IX Conferência de Chefes de Estado e de governo da CPLP, a ser realizada em 2012, em Moçambique.