Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab participou de II Encontro de Coordenadores do Pibid

Data de publicação  11/10/2011, 18:00
Postagem Atualizada há 10 anos
Saltar para o conteúdo da postagem
A Unilab esteve presente ao II Encontro de Coordenadores Institucionais do Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, realizado em Brasília, entre os dias 27 e 29 de setembro.  Promovido pela Diretoria de Educação Básica Presencial da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o evento integrou as comemorações dos 60 anos da instituição e reuniu cerca de 200 coordenadores do programa, entre eles, o coordenador de gestão do Pibid na Unilab, professor José Berto; a pró-reitora de Graduação e coordenadora institucional do Pibid, Jacqueline Freire; e o servidor José Veríssimo.
O Encontro teve como objetivo proporcionar a troca de experiências entre as instituições de educação superior envolvidas no Pibid e avaliar os resultados alcançados. Além disso, também foram discutidas propostas de melhoria na gestão do programa, para favorecer o crescimento desta significativa política de valorização das licenciaturas e dos estudantes em formação.
Jacqueline Freire e José Berto
Para o professor José Berto, o evento não poderia ter sido melhor. “Foi um Encontro ‘carregado de ensinamentos’, de relatos que muito nos chamaram a atenção por mostrarem momentos que já vivemos o que podemos viver. Acredito que, para um programa em iniciação, levamos boas contribuições do que já temos vivenciado aqui”, explicou, acrescentando que o Encontro foi extremamente oportuno, já que coincidiu com a implantação do Pibid na Unilab.
“O primeiro dia foi de palestras, comunicações e apresentações de experiências em instituições já mais “antigas” no Pibid. Nos segundo e terceiro dias, além de mais palestras e informações sobre a dinâmica do programa, onde a participação aconteceu através de perguntas dirigidas a palestrantes e autoridades da Capes, iniciaram-se os Grupos de Trabalho onde tivemos momentos muito ricos de aprendizado/participação nas discussões”, afirmou José Berto.

Pibid

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira. A meta para 2012 é chegar a 45 mil bolsistas.
O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; ao coordenador institucional que articula e implementa o programa na universidade ou instituto federal; aos coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas; e, ainda, aos docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos. Também são repassados recursos de custeio para execução de atividades vinculadas ao projeto.
Segundo o professor José Berto, é possível afirmar que o Pibid é um programa que vem resgatar e reafirmar a opção de políticas públicas com a atenção necessária à formação dos professores, principalmente os das Licenciaturas.  Para ele, nunca surgiu uma política que tentasse valorizar estes cursos como se pretende fazer com o Pibid, onde o foco é na permanência qualificada do estudante nos cursos. “O Pibid é a inserção prévia do estudante na escola de Educação Básica, um estímulo para que tenhamos uma formação docente cada vez mais significativa, quantitativa e qualitativamente”, finalizou o coordenador.

Com informações de www.capes.gov.br

Categoria