Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Estudantes presentes no I Salão Territorial do Maciço

Data de publicação  13/10/2011, 20:54
Postagem Atualizada há 12 anos
Saltar para o conteúdo da postagem
Com a assinatura do Pacto pela Implementação do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável – PTDRS do Território Maciço de Baturité foi aberto, na manhã desta quinta-feira, 13, o I Salão Territorial do Maciço de Baturité, no Colégio das Irmãs Salesianas, em Baturité (CE). O encontro prossegue até amanhã, sexta-feira, 14, com plenária do colegiado e comitês temáticos e setoriais, a validação das proposições e a eleição dos participantes do Salão Estadual.
No Pacto, os representantes se comprometem a utilizar o PTDRS como ferramenta de gestão, planejamento e captação de recursos em prol do desenvolvimento do Território do Maciço de Baturité, visando a melhoria da qualidade de vida da sua população.

A Unilab está presente no Salão com um grupo de estudantes do curso de Administração Pública, sob a coordenação da professora Maria Aparecida da Silva (foto acima, de vermelho), além da professora Albanise Barbosa (foto abaixo), coordenadora do curso de Agronomia
O reitor Paulo Speller participou da mesa de abertura, juntamente com a prefeita Silvana Furtado Vasconcelos, de Baturité; Celso Crisóstomo, presidente do Instituto Agropolos do Ceará; delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Ceará (MDA/CE), Francisco Sombra; prefeita Francisca Torres Bezerra, de Redenção; prefeito Leonildo Farias, de Ocara; deputado federal Eudes Xavier (PT); além de autoridades dos movimentos sociais como o cacique Sotero, da etnia Canindé de Aratuba, e de Aldemir, representante da comunidade quilombola da Serra do Evaristo.
Após a apresentação do PTDRS, houve a palestra com tema “Gestão e Controle Social das Políticas Públicas”, ministrada pelo professor Ribamar Furtado (foto acima), da Unilab. Ele é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Extensão Rural na Universidade de Madrid, mestrado em Extensão Rural – Faculty of Education – University of Reading, PhD em Economia e Ciências Políticas, com tese em Políticas Públicas de Pesquisa Agrícola e Extensão Rural – London School of Economics and Political Sciences (LSE) – University of London e Pós-doutorado em Novas Dinâmicas Sociais nos Espaços Rural e Urbano (Universidade de Paris X ( Nanterre) Paris – França e LSE – Inglaterra e Pós-Doutorado em Sociologia do Desenvolvimento – Universidade de Paris.
Na programação do Salão Territorial foram debatidos os seguintes painéis temáticos: comitês de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Organização Sustentável da Produção e Assistência Social. E três temáticas dos painéis setoriais: pescadores, mulheres e jovens.
Categoria