Unilab faz homenagem aos professores e servidores

Data de publicação  13/10/2011, 19:20
A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab, por meio das Pró-Reitorias de Administração e Planejamento (PROAP); Graduação (PROGRAD); Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPGE), faz uma homenagem e convida a comunidade acadêmica para participar da comemoração do Dia do Professor e do Dia do Servidor Público. A solenidade acontece nesta sexta-feira, dia 14 de outubro, das 11h30 às 14 horas, no anfiteatro do Campus da Liberdade, em Redenção (CE).

– Abertura com o reitor da Unilab, prof. Paulo Speller

– Apresentação de atividades culturais dos alunos da Unilab

– Homenagem aos professores

– Homenagem aos servidores técnicos administrativos

– Apresentação musical

*******************************************************
Como surgiu o Dia do Professor

‘Professor é profissão. Educador é vocação’.

(Salomão Becker)

São Paulo, 1947. Endereço: uma pequena escola no número 1.520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 1º de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a ideia de se organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu – inspirado por uma lembrança de sua infância – que o encontro se desse no dia de 15 de outubro e que fosse chamado ‘Dia do Professor’. A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.
Em seu Art.3, definia-se a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

*******************************************************************
Servidor público, um pouco da história

Em 28 de outubro, comemora-se no país o “Dia do Funcionário Público” que, aliás, passou a se chamar “Servidor Público” a partir de 1990, com a instituição do Estatuto dos Servidores Públicos do Brasil.
A história do Funcionário Público, entretanto, conta com mais de 200 anos. Ela começou com a vinda da família real portuguesa ao Brasil em 1808. A partir de então, iniciou-se a caracterização de trabalho administrativo, já que houve a necessidade de reger o país de acordo com a diplomacia real. Após a proclamação da independência, o país virou império, depois república e ao longo de sua história política estavam presentes os servidores, ajudando a administrar a máquina.
Instituições federais, estaduais ou municipais, o funcionário público está presente em todas. É responsável pela manutenção e organização dos serviços prestados. O dia do funcionário público foi criado no ano de 1943, quando o presidente Getúlio Vargas escolheu a data, 28 de outubro. Mas foi em 1990, quando surgiu o Estatuto dos Servidores Públicos, que a nomenclatura funcionário público foi substituída por servidor público.

Fonte de consulta: www.diadoprofessor.com.br