Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Diálogos & Ideias debate o negro na literatura brasileira

Data de publicação  20/10/2011, 18:22
Postagem Atualizada há 12 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

O Projeto Diálogos & Ideias prossegue nesta semana com o tema “O negro na literatura brasileira”. A segunda edição do projeto, na sexta-feira, contará com a participação de especialistas, professores dos departamentos de Teoria Literária da USP e da UNICAMP. O evento é uma realização conjunta da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão – PROPPGE e a Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD, da Unilab.

Nesta quinta-feira, 20, a partir das 9 horas, na Secretaria de Educação do Município de Redenção, docentes da Rede Municipal de Ensino terão a oportunidade de participar de oficinas de leitura, com base nos textos contidos no livro “Vozes da Ficção: narrativas do mundo do trabalho”, (Editoria Expressão Popular). O livro, organizado pelos professores que participarão do evento, é uma coletânea de narrativas que tratam sobre o homem imerso no trabalho, ou dele sendo retirado à força, e faz parte da coleção ‘Literatura e Trabalho’.

As oficinas de leitura são: “Banzo”, de Coelho Netto, com a professora doutora Claudia de Arruda Campos (USP); “Lima Barreto e João do Rio”, com a professora doutora Zenir Campos Reis (USP); e a leitura de “Uma tarde turva”, de Valdomiro Silveira, pela professora doutora Enid Yatsuda Frederico (UNICAMP).

Na sexta-feira, 21, acontecerão duas mesas-redondas. A primeira, a partir das 8h30, na sala do curso de especialização em “História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena”, na Secretaria de Educação. Os temas debatidos serão: “Filologia e literatura: alguns aspectos”, com o Zenir Campos Reis; “O teatro brasileiro e a escravidão”, com Claudia de Arruda Campos; e “A representação literária da fala do outro”, com Enid Yatsuda Frederico. A mesa será coordenada pelo professor doutor Manoel de Souza e Silva, da Unilab.

A segunda mesa-redonda trata do livro “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo, e terá início às 14 horas, no anfiteatro, voltada para alunos de graduação da Unilab. As temáticas da mesa serão: Bertoleza e as personagens femininas com a professora Zenir Campos Reis; A construção paralelística de ‘O Cortiço’, com a professora Claudia de Arruda Campos; e As teorias raciais e ‘O Cortiço’, a cargo da professora Enid Yatsuda Frederico.

Categoria