Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Diálogos & Ideias debateu o negro na literatura brasileira

Data de publicação  24/10/2011, 12:30
Postagem Atualizada há 12 anos
Saltar para o conteúdo da postagem
O Projeto Diálogos & Ideias prosseguiu nesta semana com o tema “O negro na literatura brasileira”. A segunda edição do projeto contou com a participação de especialistas, professores dos departamentos de Teoria Literária da USP e da Unicamp. O projeto é uma realização conjunta da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão – PROPPGE e da Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD, da Unilab.
No dia de hoje, 21, aconteceram duas mesas-redondas. A primeira, a partir das 8h30, na sala do curso de especialização em “História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena”, na Secretaria de Educação de Redenção.

Professores: Cláudia de Arruda Campos, Zenir Campos Reis, Manoel de Souza e Silva e Enid YatsudaOs temas foram: “Filologia e literatura: alguns aspectos”, com Zenir Campos Reis; “O teatro brasileiro e a escravidão”, com Claudia de Arruda Campos; e “A representação literária da fala do outro”, com Enid Yatsuda Frederico. A mesa foi coordenada pelo professor doutor Manoel de Souza e Silva, da Unilab.

A segunda mesa-redonda tratou do livro “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo, e teve início às 14 horas, no anfiteatro, voltada para os estudantes de graduação da Unilab.
Na ocasião foram debatidas as temáticas “Bertoleza e as personagens femininas”, com o professor Zenir Campos Reis; “A construção paralelística de ‘O Cortiço’”, com a professora Claudia de Arruda Campos; e “As teorias raciais e ‘O Cortiço’”, a cargo da professora Enid Yatsuda Frederico.
Categoria