Unilab presente a seminário de pessoas com deficiência

Data de publicação  26/10/2011, 13:58
Teve início nesta terça-feira (25) e prossegue até quinta-feira (27), em Brasília, o Seminário sobre direitos humanos das pessoas com deficiência entre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. O evento tem como objetivo estabelecer uma agenda para cooperação e divulgação sobre os direitos humanos das pessoas com deficiência entre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Realizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) é organizado em parceria com Ministério das Relações Exteriores, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Conta com o engajamento do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) e de instituições de ensino superior brasileiras.
O professor Lourenço Ocuni Cá, coordenador de Assuntos Estudantis da Unilab representa a Universidade no seminário que conta com exposição de trabalhos e painéis sobre diferentes assuntos relacionados aos direitos das pessoas com deficiência. Ainda Cada país-membro apresentará experiências adotadas no âmbito nacional para a promoção e cumprimento da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e apresentado um desafio nessa promoção.
Serão quatro painéis, com participação de quatro conferencistas por painel, com os seguintes temas:  Educação inclusiva; Empregabilidade; Acessibilidade arquitetônica e urbanística (desenho universal); Tecnologia Assistiva. E as apresentações dos países serão em ordem alfabética: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste.
Na quinta-feira, a plenária divulgará um documento que servirá de base para a elaboração de uma proposta comum, a partir das proposições apresentadas pelos países. Além de dois representantes de cada Estado-membro, participarão membros do Secretariado Executivo da CPLP, representantes do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (Organização das Nações Unidas), representante da Federação das Pessoas com Deficiência da CPLP, do Banco Mundial e da Parceria Global para o Desenvolvimento e Deficiência.

Data: de 25 a 27 de outubro

Horário: das 9h às 18h
Local: Secretaria de Direitos Humanos/PR: SCS Bloco B Quadra 09, Lote C. Edifício Parque Cidade Corporate. Torre A. 10 º andar

Com informações da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República