Mestrado em desenvolvimento rural abre inscrições na Europa

Data de publicação  31/10/2011, 20:15
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do mestrado em Desenvolvimento Rural do programa IMRD (International Master in Rural Development), que prosseguem até 31 de dezembro deste ano. O programa conta com bolsas Erasmus Mundus da União Europeia para estudantes não-europeus no valor de 1.000 euros mensais. O consórcio de universidades participantes do mestrado é composto pelas Universidades de Gent (Bélgica), Universidade Humboldt de Berlin (Alemanha), Agrocampus Ouest (Rennes, França) e Wageningen (Holanda).
O mestrado é organizado em quatro semestres, com início em setembro de cada ano na Universidade de Gent, que é a coordenadora do programa. Três semestres são previstos para a aquisição de, no mínimo, 90 créditos letivos (ECTS), e o último semestre é previsto para a elaboração da dissertação (30 ECTS). Neste sentido, são necessários 120 ECTS para graduação.
Durante o mestrado é previsto que o estudante mude de universidade, no mínimo, uma vez. Isto significa dizer que, depois de começar em Gent, o estudante deverá ir para outra universidade no terceiro semestre, podendo já optar por mudar para a Humboldt de Berlin no segundo semestre. A dissertação de mestrado (4º semestre) pode ser escrita em qualquer uma das universidades parceiras, com a condição de que o estudante tenha estudado anteriormente na dita universidade.
O foco das universidades é bastante variado, o que contribui para a diversificação das visões de desenvolvimento rural dentro do programa. As universidades de Gent e Humboldt têm forte enfoque em Environmental and Resources Economics e Institutional Economics, respectivamente. A Agrocampus Ouest (Rennes) tem enfoque em Agricultura Sustentável, e a Universidade de Wagenigen tem enfoque em Sociologia Rural. Esta variedade de opções facilita a escolha dos alunos de forma a possibilitar a combinação entre as aspirações dos alunos e a oferta das universidades.

Para outras informações: Acesse o Site.