Evento debate relações raciais e educação na UFMT

Data de publicação  04/11/2011, 18:52
Com o tema “Relações raciais e educação: dez anos de estudos e pesquisas na UFMT” o Seminário de Educação 2011 chega à 19ª edição neste domingo (6), prosseguindo até dia 9 de novembro, em Cuiabá. Fórum privilegiado de discussão e intercâmbio entre profissionais da área, estudantes e pesquisadores, o evento terá a participação do professor Lourenço Ocuni Cá, coordenador de Assuntos Estudantis da Unilab, na sessão de lançamento de livros, com a publicação “Estado: políticas públicas e gestão educacional” (Ed. UFMT).
Além do livro, Lourenço (foto acima) apresentará, em um dos 19 grupos de trabalho, o artigo “A África e os africanos no espaço escolar: identidade e cultura escolar”, cujo texto na íntegra está no final da matéria. O Seminário Educação é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.
A conferência inaugural terá como tema “Educação escolar, diversidade e igualdade etnicorracial” e será proferida pelo professor Hédio Siva Jr., do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), às 19h30, no domingo.
Apesar da temática central do evento contemplar as discussões empreendidas em grupo de pesquisa, o público presente terá as mais variadas oportunidades de discussão sobre as diferentes temáticas pesquisadas no Programa.
A programação terá ainda os seguintes eventos paralelos:
V Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira; Mostra de experiências pedagógicas na implementação da Lei nº 10.639/03; Ciclo de Debates Movimentos Sociais e Educação: uma abordagem gramsciana; I Encontro da ABPN na Região Centro-Oeste; II Seminário Infância na Interface com a Pesquisa e Extensão; 1ª Mostra de relatos de experiências, na modalidade pôster, de Escolas de Ensino Fundamental Organizadas por Ciclos de Formação Humana; II Encontro de Formação Continuada para Professores de Matemática do Ensino Fundamental.

Confira a Programação Aqui.

Confira abaixo o artigo “A África e os africanos no espaço escolar: identidade e cultura escolar”, do professor Lourenço Ocuni Cá.

Lourenço – ARTIGOSEMIEDU.pdf