Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab participa de seminário sobre superação da pobreza no Território do Maciço de Baturité

Data de publicação  11/11/2011, 13:55
Postagem Atualizada há 12 anos
Saltar para o conteúdo da postagem
A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab participará do seminário Tecendo Caminhos para Superação da Pobreza no Território do Maciço de Baturité que será realizado entre os dias 18 e 19 de novembro, na sede da 8ª CREDE, em Baturité (CE).  O evento quer discutir as políticas públicas que tentam retirar da miséria uma parcela da população brasileira. A realização é da Câmara dos Deputados, com o apoio da Unilab, do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará e da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Economia Solidária.
Um painel intitulado “Pobreza no Brasil e no Nordeste: desafios e perspectivas” inicia o seminário que terá na mesa de abertura a presença do reitor da Unilab, Paulo Speller, e do secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.  A ideia é detalhar o perfil da pobreza no Brasil, que, apesar dos avanços obtidos com os programas sociais, ainda possui 16 milhões de brasileiros vivendo na extrema pobreza.
No período da tarde será apresentado o Plano Brasil Sem Miséria, com foco nos dados do estado do Ceará. A coordenação da mesa ficará com o deputado federal Eudes Xavier (PT-CE), que terá como expositores o professor Carlos Manso, do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP) da Universidade Federal do Ceara (UFC); e o secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, Jerônimo Rodrigues. Também participam representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), entre outros.
O segundo e último dia do seminário será encerrado com o painel “As ações de superação da pobreza no território do Maciço de Baturité”, marcado para começar às 9h. Entre os debatedores, o senador José Pimentel, que apresenta o programa Água para Todos; o secretário do MDA, Jerônimo Rodrigues; e o representante do Colegiado do Território da Cidadania no Maciço de Baturité, Silvanar Soares. Ao final do evento, haverá o lançamento da Carta de Compromisso do Território do Maciço de Baturité.

Para se inscrever, clique Aqui

Com Informações da Assessoria de Comunicação do deputado federal Eudes Xavier

Categoria