II Jornadas na Argentina tem participação da Unilab

Data de publicação  14/11/2011, 13:02
Promover o conhecimento, a difusão e a pesquisa sobre as diversas culturas do mundo lusófono. Este é o objetivo central do II Jornadas Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa, nos dias 14, 15 e 16 de novembro de 2011, na Faculdade de Línguas – Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina.
Nesta edição foi selecionado como eixo do evento o tema: As Narrativas referentes à Nação, à Cultura e à Língua dos países de Língua Portuguesa. O intuito é o de aproximar de diferentes perspectivas da construção da memória e da identidade nacionais dos países da CPLP,
No primeiro dia, segunda-feira, à tarde, a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Unilab, professora Stela Meneghel (foto acima), participa das Jornadas, na Mesa de Comunicação 1, com a comunicação “A língua portuguesa como fator de integração de diferentes culturas: a proposta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)”. A professora Monalisa Valente Ferreira, da Universidade, é co-autora do trabalho.
No programa do II Jornadas estão previstas conferências, mesas redondas, mesas de comunicação e oficinas. As áreas temáticas são: A Narrativa; As narrativas das nações de Língua Portuguesa; As narrativas das culturas em Língua Portuguesa; e As narrativas na/da Língua Portuguesa.
Para os organizadores, o II Jornadas é uma atividade imprescindível para resgatar as manifestações da Língua Portuguesa, ocorridas não só no passado como também no presente, de forma a garantir a preservação e a divulgação da riqueza do que é identificado como a cultura e como a língua de um país e de uma comunidade de falantes, além das fronteiras dos diferentes países unidos por uma mesma língua.