Unilab abre 3º trimestre letivo com aula magna e palestras

Data de publicação  21/11/2011, 18:27

José Machado Pais

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) promove a abertura do seu 3º trimestre letivo com intensa programação. A semana terá início com a palestra “Uma geração à rasca: ser jovem em tempo de crise”, do sociólogo português José Machado Pais, professor convidado do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) / Instituto Universitário de Lisboa , na segunda-feira, dia 28 de novembro de 2011, às 9 horas, no Campus da Liberdade, em Redenção – CE. Os debates serão coordenados pela Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Jacqueline Freire, e pelo professor Paulo Carrano, da Universidade Federal Fluminense (UFF).
A cerimônia de abertura do trimestre letivo será na terça-feira, dia 29 de novembro, às 9 horas, presidida pelo reitor Paulo Speller, com presença de toda a comunidade acadêmica: pró-reitoras, coordenadores, servidores (docentes e técnicos administrativos) e representações estudantis dos cursos de graduação.
Às 9h30 haverá a Aula Magna, proferida pelo professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB) e jornalista, Marco Antonio Rodrigues Dias, conselheiro especial da Universidade das Nações Unidas e ex-diretor da Divisão de Ensino Superior da Unesco. O tema da aula será “Educação superior no século XXI: pertinência social e acadêmica no contexto da integração internacional”. Como consultor internacional no campo do ensino superior, Marco Antonio Rodrigues Dias colaborou com a implantação na Unilab, entre 2010 e 2011.

Marco Antonio Rodrigues Dias

Na quarta-feira, 30, o convidado é o professor português José Augusto Pacheco, do Instituto de Educação da Universidade do Minho/Portugal. Ele falará sobre “Currículo, diversidade(s) e interculturalidade”. A mesa será coordenada pela professora Ana Paula Fonseca, secretária de Educação de Redenção, e pelo professor Jacques Therrien, da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Juventude e cultura
Coordenador do Observatório Permanente da Juventude do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, o professor José Machado Pais é licenciado em Economia e doutorado em Sociologia. Foi professor visitante em Universidades europeias e sul-americanas, e é vice-presidente do Youth Directorate do Conselho da Europa.
Diretor da revista Análise Social, é autor de diferentes trabalhos publicados nos domínios da sociologia da juventude, da cultura e da vida cotidiana em revistas de Portugal e outros países. Dos livros publicados destacam-se: “Culturas Juvenis, Jovens Portugueses de Hoje”; “Ganchos, Tachos e Biscates: jovens, trabalho e futuro” (Prêmio Gulbenkian de Ciência em 2003. No Brasil, publicou “Vida Cotidiana: enigmas e revelações” (Cortez Editora, 2003) e, em Fortaleza, apresentou o livro “Nos rastros da solidão” (Ambar, 2006), na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC).

Outras informações no site do professor José Machado Pais