Pibid/Unilab recebe inscrições para seleção de bolsistas

Data de publicação  22/11/2011, 19:14

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) acaba de lançar, por meio do Programa Integrado de Bolsas (PIB), o edital 005/2011 para seleção de estudantes visando bolsas de iniciação à docência. São até 16 bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Unilab, o Pibid/Unilab, cujo objetivo é a valorização dos cursos de Licenciatura na estrutura universitária. As inscrições acontecem nesta quarta (23) e quinta-feira (24), das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas, na secretaria da coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática, no Campus da Liberdade.

O reitor Paulo Speller (foto acima) assinou o edital em Fortaleza, em solenidade que contou com a participação do professor Hélder Eterno da Silveira, coordenador-geral de Desenvolvimento de Conteúdo e de Modelos Experimentais da Educação Básica, da Capes/MEC, na última sexta-feira (18). As inscrições acontecem nesta quarta (23) e quinta-feira (24) de novembro de 2011, das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas, na secretaria da coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática, no Campus da Liberdade.

Após o encontro com o reitor, que contou com a presença da professora Jacqueline Freire, Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Hélder da Silveira foi ao Campus da Liberdade, em Redenção, para o lançamento do edital aos alunos de Licenciatura da Unilab.

“Esta visita foi extremamente oportuna e veio em momento crucial. Nós, da Capes, precisamos avançar na aplicação do Pibid, juntamente com a Unilab”, disse Hélder Eterno, que além do Pibid, coordena os seguintes programas de pesquisa: Observatório de Educação, Observatório de Educação Indígena, Pró-Docência e o Novos Talentos.

No anfiteatro da Unilab, Hélder da Silveira foi recebido pelas professoras Andréa Linard e Elza Braga e pelo professor José Berto, coordenador de Gestão do Pibid/Unilab. A secretária de Educação de Redenção, Ana Paula Fonseca, também prestigiou a visita e agradeceu o apoio da Unilab e da Capes/Ministério da Educação.

Zé Berto apresentou o Programa destacando a cooperação internacional e solidária, com ênfase nos PALOPS (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), e os impactos positivos nos 13 municípios do Maciço de Baturité.

Ao falar para os pibidianos e professores, o professor Hélder agradeceu a “oportunidade única e singular” de estar na Universidade, de estar em Redenção, pelo significado histórico, e por promover a educação no Brasil. “A política de inclusão com os povos da África não é um favor, mas uma troca de conhecimentos. É a possibilidade de olharmos para nós mesmos. E a Unilab traz essa nova perspectiva, que precisa ser valorizada”, afirmou Hélder, visivelmente emocionado. E completou: “O reitor assinou o edital Pibid/Unilab que inclui os africanos que estão aqui. Minha meta, enquanto coordenador será todos os alunos da Unilab com bolsa do Pibid! Este vai ser meu esforço em Brasília”.

Karine

Assis Anderson

Fransmar

Marcos Paulo

Ainda durante o encontro, os pibidianos da Unilab, Karine, Assis Anderson, Fransmar e Marcos Paulo, fizeram pronunciamentos.

Eles aproveitaram a oportunidade e presentearam o professor Hélder da Silveira, como forma de agradecimento pela participação e experiência vivida em atividades na área da educação, dentro e fora da sala de aula, nas escolas do Maciço de Baturité.