Especialização em Gestão Governamental tem aula inaugural

Data de publicação  04/12/2011, 17:37

Os alunos da primeira turma da Especialização em Gestão Governamental, promovido pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) participaram hoje, 3 de dezembro, da Aula Inaugural do curso. A solenidade aconteceu a partir das 9 horas, no Anfiteatro, no Campus da Liberdade, em Redenção(CE), com a participação de estudantes, professores e representantes da Unilab.

A mesa de abertura do evento contou com a presença do reitor Paulo Speller; das pró-reitoras de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Stela Meneghel, e de Administração e Planejamento, Adênia Guimarães; da coordenadora da Especialização e da Educação Aberta e a Distância, Maria Aparecida da Silva; da coordenadora de Administração, Sâmia Maluf; e do gerente de projetos culturais do Banco do Nordeste, Danilo Lopes de Oliveira. Na ocasião, todos deram as boas-vindas aos novos estudantes da Unilab e salientaram a importância do momento histórico que era o início da Especialização.

Primeira a falar, Stela Meneghel falou sobre a história do curso, criado a partir do compromisso da Unilab em se propor a auxiliar na transformação da realidade do Maciço de Baturité, através de uma presença forte em várias áreas e, notadamente, na gestão pública. A pró-reitora finalizou dizendo que a Especialização era um preâmbulo para futuras pós-graduações, a exemplo de mestrados e doutorados.

Em seguida, a professora Cida e a pró-reitora Adênia Guimarães também deram as boas-vindas aos alunos da Especialização, reforçando a satisfação e alegria em estarem iniciando mais um curso de pós-graduação na Unilab, resultado de muito trabalho de uma equipe pequena, mas, laboriosa.

A professora Sâmia Maluf se dirigiu aos alunos falando da importância de se realizar a Especialização voltada para gestores do Maciço de Baturité, que terão uma oportunidade ímpar de aprimorar seus conhecimentos na área da gestão pública. Aproveitou para afirmar que a Unilab está atenta à realidade e buscando dar respostas às demandas da sociedade, a exemplo da realização do curso de Gestão Governamental.

Último a falar, o reitor Paulo Speller saudou os presentes demonstrando sua satisfação em afirmar que a partir de hoje todos são alunos da Unilab. “Hoje, já começamos a receber estudantes de outros municípios que não são do Maciço. E isso quer dizer que todo mundo quer ser Maciço de Baturité. Essa Especialização confirma a nossa missão de nos enraizarmos no Maciço, mas, sempre procurando nos expandirmos”, explicou.

Segundo Speller, todos estão fazendo parte de um momento histórico. “Estamos aqui fazendo história, somos atores ímpares no processo de construção da Unilab, provando que é possível ter uma universidade de qualidade em uma cidade do interior do Nordeste”. Ele aproveitou para agradecer o trabalho de toda a equipe e ressaltou a presença do procurador da Unilab, Silton Barreto, e da secretária de Cultura de Redenção, Terezinha Lisieux.

Após a fala do reitor, a mesa foi desfeita e o professor Danilo Lopes de Oliveira iniciou a Aula Inaugural do curso. Gerente de Projetos do Banco do Nordeste, com bacharelado em Geografia e Mestrado em Ciências e Desenvolvimento Territorial, ele abordou os aspectos conceituais da Gestão Governamental e salientou a importância da realização de capacitações voltadas para os gestores públicos para melhorar a qualidade das ações voltadas para o trato da coisa pública.