Oficina de projetos culturais desperta interesse no Maciço de Baturité

Produtores, artistas, gestores, estudantes e interessados em arte e cultura dos municípios do Maciço de Baturité participaram da primeira Oficina de Elaboração de Projetos Culturais para a região.

Data de publicação  08/12/2011, 00:34

Produtores, artistas, gestores, estudantes e interessados em arte e cultura dos municípios do Maciço de Baturité participaram da primeira Oficina de Elaboração de Projetos Culturais para a região, promovida pela Unilab e Banco do Nordeste (BNB), nesta quarta-feira, no Campus da Unilab, em Redenção – CE. Apenas Acarape e Palmácia não tiveram participantes. Para a professora Samia Maluf, coordenadora de Extensão da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPGE), a oficina foi um compromisso da Unilab assumido com a comunidade do Maciço, em função do prazo de encerramento das inscrições ao Programa Banco do Nordeste de Cultura – Edição 2012 – Parceria BNDES, dia 16 de dezembro de 2011.

Segundo Viviane Queiroz, gerente de Produtos e Serviços do Ambiente de Gestão da Cultura do Banco do Nordeste, o objetivo das oficinas, que vêm sendo promovidas, visam a oferecer oportunidades de acesso aos recursos financeiros do Programa BNB de Cultura/Edição 2012/BNDES. Durante a manhã, ela detalhou as informações sobre preenchimento de formulários de inscrição.

Depois de distribuir exemplares do Edital e formulários de inscrição pessoa física e pessoa jurídica, Viviane Queiroz apresentou conteúdos do programa e os principais resultados de 2005 a 2011. Ao todo, foram 1.412 projetos selecionados, 350 municípios proponentes, com investimento de R$ 24 milhões, no período. No Estado do Ceará foram investidos mais de R$ 4 milhões em 272 projetos selecionados entre 2005/2011. O Ceará teve no biênio 2010/2011, 92 projetos aprovados – que representam 26% do total – em 47 municípios contemplados, do total de 184 municípios.

Viviane ressaltou ainda a parceria do BNB com o BNDES no atendimento das metas de inclusão. “Este ano, foram investidos R$ 8 milhões no programa, sendo quatro milhões de cada instituição”. Ressaltou, em seguida, que a seleção de projetos habilitados a serem contemplados pelo programa é feita com base em sete critérios de avaliação.

Na sequência da oficina, a gerente de Ambiente de Gestão de Cultura fez a leitura comentada do Edital para apoio à produção e difusão da cultura nordestina. Depois tirou dúvidas dos participantes e respondeu perguntas acerca da seleção pública de projetos. Para acessar o Edital, entre no link abaixo: