Professor da Unilab lança livro sobre Administração

Data de publicação  09/12/2011, 11:34

O professor da Unilab Francisco José da Costa acaba de lançar o livro “Mensuração e Desenvolvimento de Escalas – Aplicações em Administração”. A ideia da publicação é contribuir com o aperfeiçoamento dos conhecimentos do público brasileiro sobre a teoria da mensuração, que está por trás destes procedimentos. Além disso, indicar um modelo de construção de escalas que vise assegurar uma melhor qualidade nos processos de pesquisa e avaliação.

Segundo o professor Franzé, as atividades de mensuração estão presentes em diversas situações cotidianas e, em grande parte das vezes, sequer as pessoas se dão conta disto. Por exemplo, quando alguém recebe em um restaurante um questionário de avaliação de satisfação, tem diante de si um instrumento que visa mensurar sua satisfação e a qualidade do serviço. Mensurações também são procedidas quando se faz um exame na escola ou na realização de um teste psicológico para conseguir um emprego.

As informações da obra podem ser utilizadas tanto em ações correntes no dia a dia das organizações (em pesquisas de satisfação, por exemplo), quanto em pesquisas mais sofisticadas do universo acadêmico e profissional.

SERVIÇO:

“Mensuração e Desenvolvimento de Escalas – Aplicações em Administração”, Francisco José da Costa, 1ª edição, 2011, 408 páginas, R$ 69,00

Sumário:

PARTE 1 – Teoria da Mensuração; Capítulo 1 – Mensuração em ciências sociais e comportamentais – 3; Capítulo 2 – Modelo geral de mensuração – 33; Capítulo 3 – Confiabilidade de escalas – 75; Capítulo 4 – Validade de escalas – 103; Capítulo 5 – Escalas de verificação – 143;

PARTE 2 – Desenvolvimento de Escalas; Capítulo 6 – Construção de escalas – passos 1 a 4 – 175; Capítulo 7 – Construção de escalas – passos 5 e 6 – 203; Capítulo 8  – Construção de escalas – passos 7 a 10 – 237;

PARTE 3  – Tópicos Complementares – Capítulo 9  – Construtos formativos – 277; Capítulo 10   – Tópicos Adicionais – 301; Apêndices – 323; Bibliografia – 379.

Mais informações no site www.lcm.com.br