Unilab participa de Reunião Técnica Internacional sobre Cooperação Sul-Sul

Data de publicação  12/12/2011, 12:10

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab está participando da Reunião Técnica Internacional sobre Cooperação Sul-Sul entre os países de língua oficial portuguesa no campo da Educação de Jovens e Adultos. O evento acontece no período de 12 a 16 de dezembro de 2011, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa (PB).

Na próxima quarta-feira, 12, a partir das 8h30, a pró-reitora de Graduação da Unilab, Jacqueline Freire, apresentará o Planejamento participativo e integrado do Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul – ECOSS, coordenado pela equipe da Unilab. Além da Unilab, participam representantes dos governos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste; da Unesco (Brasília) e da Cátedra Unesco de EJA (UFPB/UFRN/ UFPE).

O evento consiste em um conjunto de reuniões de trabalho para a apresentação e discussão de atividades e informações referentes ao trabalho desenvolvido no campo da Educação de Jovens e Adultos, dentro do contexto da cooperação sul-sul entre os Países de Língua Oficial Portuguesa. A ideia é buscar uma integração e interação maior entre os projetos e as atividades que estão sendo desenvolvidas por diversos parceiros na Rede de Cooperação Sul-Sul. Por isto, o Ministério da Educação do Brasil, a Representação da Unesco no Brasil, a Cátedra da Unesco de EJA e a Unilab tomaram a iniciativa de propor a Reunião Técnica Internacional que também servirá para planejar a V Oficina da Rede, programada para Angola, em julho de 2012.

ECOSS

No âmbito do plano de ação da Rede de Cooperação Sul-Sul, várias atividades estão sendo desenvolvidas ou planejadas: o Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul – ECOSS, da Unilab, que contempla ações de pesquisa, comunicação e formação continuada, entre outras; e o Curso de Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para a formação de formadores em Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Essas atividades contam com o apoio financeiro do Ministério de Educação do Brasil e são executadas pela Unilab e pela Cátedra Unesco de EJA, que incorpora as Universidades Federais da Paraíba (coordenação), Pernambuco (UFPE) e Rio Grande do Norte (UFRN).

O Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul – ECOSS foi concebido como um dos instrumentos de apoio e fortalecimento da Rede de Cooperação Sul-Sul de EJA, e de diálogo com parceiros internacionais e nacionais em nível de Governo, universidades e sociedade civil. Coordenado pela Unilab, com o apoio do MEC, por meio da SECADI/DPEJA, o ECOSS abrange ações de cooperação solidária com Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Portugal. O objetivo é contemplar demandas importantes como a elaboração e manutenção de um Portal, além da produção de um vídeo documentário e outras parcerias, através do planejamento participativo e promoção de ações conjuntas, assegurando suporte financeiro para que as ações se concretizem.

Rede de Cooperação Sul-Sul

A Rede de Cooperação Sul-Sul foi criada durante a I Oficina de Cooperação Sul-Sul de EJA realizada em Brasília em 2006. Essa I Oficina contou com o apoio do Governo brasileiro por meio do MEC, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Representação da Unesco no Brasil. Desde então, foram realizadas mais três oficinas da Rede, sendo a II Oficina em Salvador/BA (Brasil), em fevereiro de 2008, a III na cidade da Praia (Cabo Verde), em outubro de 2009, e a IV em Maputo (Moçambique), em outubro de 2010. A V Oficina está prevista para ocorrer em Luanda (Angola), em julho de 2012.

Ao longo dos últimos seis anos a Rede se tornou um espaço de articulação cujo principal objetivo é apoiar as capacidades de cada país para atender as metas nacionais já estabelecidas e os compromissos internacionais consubstanciados nas Metas de Desenvolvimento do Milênio, na iniciativa de Educação para Todos, na Década das Nações Unidas para a Alfabetização e no Marco de Ação de Belém, aprovado durante a VI CONFINTEA, realizada no Brasil em 2009.

Confira abaixo a Agenda Comentada da Reunião.

[gview file=”http://site.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2011/12/Reuniao-Rede-Ecoss-Dezembro-2011-Agenda-Comentada.pdf” force=1]