Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Fórum discutiu questões do desenvolvimento rural

Data de publicação  13/12/2011, 16:35
Postagem Atualizada há 12 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

A Unilab, por meio da Área de Desenvolvimento Rural, realizou na manhã de ontem, segunda-feira, dia 12, o Fórum de Desenvolvimento Rural, no Campus da Liberdade, em Redenção – CE.  O Fórum pretende ser um espaço de periodicidade mensal, com o objetivo de discutir as questões do desenvolvimento rural. Além dos estudantes de Agronomia, estiveram presentes a coordenadora do curso de Agronomia, Albanise Barbosa Marinho e os professores Rodrigo Azevedo, Ribamar Furtado, Fátima Coelho e Rémi.

O Fórum constou de uma apresentação inicial, a cargo do professor Rodrigo Azevedo, que destacou a importância de se ter uma tecnologia voltada para a comunidade e que reforce o protagonismo do agricultor. Segundo ele, o curso de Agronomia da Unilab já é diferenciado, pois, parte de uma opção política com foco na agricultura familiar.

Para Rodrigo Azevedo, o profissional da Agronomia precisa conhecer o pensamento científico e a vivência do agricultor para desenvolver o seu trabalho. “São três coisas fundamentais: um sólido conhecimento científico sobre agricultura; o contato diretor com o agricultor para conhecer seu pensamento e, além disto, o protagonismo individual de cada um”.

Em sua explanação, o professor Rodrigo frisou a necessidade dos estudantes trabalharem cima de conceitos, identificando temas de pesquisas que estejam na realidade da agricultura familiar. Ele aproveitou para lembrar aos estudantes a importância do contato com a arte para que eles não fiquem restritos à área técnica. “Precisamos ver a realidade sob vários pontos de vista e a arte, por ser uma atividade total, nos possibilita essa visão geral. A poesia, por exemplo, por usar uma linguagem mais sofisticada, nos faz aprender a nossa língua”.

Após a fala do professor Rodrigo, o Fórum abriu espaço para o debate através dos questionamentos feitos pelos estudantes. Na ocasião, foram tratados temas como a necessidade de cumplicidade entre os agrônomos e os agricultores, o cuidado com os argumentos da ciência, a necessidade da conservação dos solos e do uso de espécies que se adaptem ao meio ambiente, entre outros.

Categoria