Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

II Semana da Agricultura teve avaliação positiva

Data de publicação  16/12/2011, 15:31
Postagem Atualizada há 12 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

“A iniciativa foi muito positiva: os alunos aprovaram, os palestrantes elogiaram a oportunidade dos debates e os agricultores destacaram a importância de se sentirem inseridos no ambiente da Universidade”. Esta foi a avaliação da professora Albanise Barbosa Marinho, coordenadora da II Semana de Agricultura encerrada nesta quinta-feira (15), uma promoção do curso de Agronomia, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Albanise Barbosa Marinho, coordenadora do curso de Agronomia da Unilab

Com a experiência de quem coordenou as duas Semanas, Albanise ressaltou que, na primeira, em 2010, houve maior participação dos estudantes da Unilab e, nesta segunda, embora 100 agricultores tenham se inscrito, 50 participaram dos cursos ofertados. Ela acredita que os objetivos foram alcançados, dentre eles ‘articular saberes e práticas de tal forma a oferecer alternativas para os produtores rurais visando à solução de seus problemas’ e “desenvolver ações que levem à conservação e recuperação dos ecossistemas e ao manejo sustentável dos sistemas agrícolas”.

A professora Fátima Coelho ministrou o curso de "Plantas Medicinais"

Professor Luís Gonzaga, da UFC

Professor Luís Antônio, da Unilab

No último dia foram realizados três cursos no período da manhã: Plantas medicinais, com a professora Fátima Coelho, da Unilab; Certificação de produtos agropecuários, ministrado pelo professor Luis Gonzaga Pinheiro Neto, da Universidade Federal do Ceará (UFC); e Produção em hortas, dado pelo professor Luís Antonio, Unilab.

Professora Elza Braga, da Unilab

No plano geral, Políticas públicas e impactos sociais na agricultura familiar do semiárido, a professora Elza Braga, da UFC, e consultora da Unilab, apresentou e discutiu o tema ‘A água como direito: acesso à água para o consumo humano (P1MC) e para produção – (P1+2) no semiárido brasileiro’.

Elza Braga e Malvinier Macedo

No painel da primeira experiência, a professora Elza falou sobre ‘Desenho dos Programas P1MC e PI+2’ e, em seguida, o tema foi ‘Trajetórias e envolvimento dos atores em execução’, apresentado por Malvinier Macedo, colaboradora do Fórum Cearense pela Vida no Semiário (FCVSA).

Henrique Pinho, da Unilab

Professora Albanise (ao fundo) ministrou o curso de "Sistemas Alternativos de Irrigação"

No período da tarde foram ministrados dois cursos: Manejo alternativo de pragas, com o bioquímico Henrique Pinho da área de Desenvolvimento Rural da Unilab; e Sistemas alternativos de irrigação, com a professora Albanise Barbosa Marinho.

Reginaldo Martins, da Conab

Silvanar Pereira

E, encerrando a Semana, foi realizado o segundo painel de experiência, O Programa de Aquisição de Alimentos: avanços, intersetorialidade e controle social, a cargo de Reginaldo Martins, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que estava acompanhado de Elizeu Lima, presidente da Associação dos Trabalhadores da Conab/CE; e de Silvanar Pereira, representante do Colegiado do Território da Cidadania no Maciço de Baturité.

 

Categoria