Unilab promove seminário sobre cooperação internacional

Data de publicação  16/01/2012, 15:34

A cooperação internacional entre Brasil e África, com destaque para os desafios e perspectivas na área da educação superior, vai ser discutida num seminário promovido pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) na próxima sexta-feira (27), no Campus da Liberdade, em Redenção. O evento  é aberto ao público em geral. “Será mais uma oportunidade que vamos ter dentro da universidade para debater com a comunidade acadêmica o que é cooperação internacional e qual o papel da Unilab nessa relação”, comenta a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Stela Meneghel.

O seminário vai contar com a presença de vários pesquisadores de universidades de Brasília, São Paulo e Ceará. Entre os expositores está o professor José Sombra Saraiva, presidente do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais. Aproveitando a visita à Unilab, José Sombra vai lançar no dia 26 de janeiro seu novo livro: “África parceira do Brasil Atlântico”, também no Campus da Liberdade, em Redenção.

Os interessados em participar do seminário devem fazer a inscrição antecipada por e-mail: proppge@unilab.edu.br. Todos vão receber certificado.

08h30 – Mesa: “Cooperação Internacional Brasil-África: histórico e tendências”.

Exposições:

1 – Prof. José Sombra Saraiva (Presidente do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais; UnB): “A construção das relações Brasil-África”.

2 – Profa. Selma Pantoja (Professora Depto. História/ UnB): “Relações Internacionais Brasil-África: desafios para a cooperação”.

10h15 – Coffe Break

10h30 – Debate

12h – 13h30 – Intervalo para almoço

13h30 – Mesa: “A Cooperação Acadêmica Brasil-África: desafios e perspectivas”.

Exposições:

1 – Profa. Marisa D’Arce (Vice-Diretora ESALQ/USP; Ex-Coordenadora de Relações Internacionais da USP):  “A Cooperação com África das Instituições de Educação Superior Brasileiras”.

2 – Prof. João Bosco (UNIFOR/Ex-Diretor de Cooperação Internacional da FUNCAP): “A Cooperação com África – agências de fomento e perspectivas de financiamento”.

15h15 – Coffee Break

15h30 – Debate