Unilab sedia lançamento do livro “África parceira do Brasil Atlântico”

Data de publicação  16/01/2012, 15:42

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) sediará no próximo dia 26 de janeiro o lançamento do livro “África parceira do Brasil Atlântico: Relações internacionais do Brasil e da África no início do século XXI”, de autoria do professor da Universidade de Brasília (UnB), José Flávio Sombra Saraiva. O lançamento da obra – primeiro título da Coleção Relações Internacionais da Fino Traço Editora – acontecerá a partir das 14h, no Auditório da Unilab . Na ocasião, a professora Selma Pantoja, também da UnB, debaterá o livro com o autor.

“África parceira do Brasil Atlântico” é um livro contemporâneo que, escrito em linguagem direta, explica as relações do Brasil com sua fronteira oriental. Nele o autor demonstra que, no início do século XXI, o Brasil global coincide com uma nova África. Assim, a publicação analisa as vias que unem as margens ribeirinhas do Atlântico Sul – do passado da diáspora africana às novas conexões internacionais das diplomacias, empresas, culturas, sociedades e valores.

Em sua obra, o professor Sombra Saraiva propõe o conceito de atlantismo brasileiro, um modo próprio de construir relações internacionais com os africanos, diferente do que fizeram os colonizadores no passado ou os interesses chineses na África atual. O atlantismo brasileiro, para Sombra Saraiva, é plasmado por cooperação, trocas materiais e paz no grande oceano que une o Brasil ao continente africano.

O AUTOR

José Flávio Sombra Saraiva é professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) – onde trabalha desde 1986 – pesquisador 1 do CNPq e líder de pesquisa.  Dirige o Instituto Brasileiro de Relações Internacionais (IBRI), ONG de mais de meio século de existência dedicada à difusão do estudo das relações internacionais e da política exterior do Brasil, instituição que edita desde 1958 a Revista Brasileira de Política Internacional (RBPI).  É vice-presidente da Comissão Internacional de História das Relações Internacionais (CHRI), vinculada ao Comitê Internacional de Ciências Históricas.

Prof. Sombra Saraiva: autor de 13 livros

Autor de 13 livros, editados no Brasil e no mundo, foi professor visitante de universidades na Europa, na América Latina e na África. Atua principalmente nos seguintes temas: relações internacionais, política externa do Brasil, história das relações internacionais, diplomacia, política internacional, processos de integração, América Latina e África. Foi eleito, em julho de 2009, para o biênio 2009-2011, presidente da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), que reúne professores, estudantes e profissionais voltados para as relações internacionais no país.

Possui graduação em Relações Internacionais pela UnB (1981), mestrado em História pelo El Colegio de México (1985), doutorado por meio de PhD em Humanidades, área de História e Política Externa do Brasil para a África, na The University of Birmingham (1991) e estudos pós-doutorais em Relações Internacionais pela Universidade de Oxford, Inglaterra.