Começa matrícula dos calouros de 2012 da Unilab

Data de publicação  19/01/2012, 14:29

O Campus da Liberdade, em Redenção, acolhe a partir desta quinta-feira (19) os alunos aprovados na primeira chamada do SiSU para o processo de matrícula. Os calouros foram recepcionados no auditório da Unilab pelos gestores da universidade. A reitora em exercício, Maria Elias Soares, deu as boas-vindas aos estudantes e destacou a importância do processo seletivo através do SiSU. “O atual sistema nos dá toda a segurança por conta da grande estrutura do Ministério da Educação. Além disso, a Unilab agora está oficialmente inserida no contexto nacional, ganhando mais visibilidade. Estamos abertos a receber alunos de todo o Brasil”, complementa Maria Elias.

Maria Elias Soares, reitora em exercício, abre processo de matrícula

Jacqueline Freire, pró-reitora de Graduação

A mesa também foi composta por pró-reitores e seus representantes, que saudaram a todos e parabenizaram os estudantes pela aprovação no SiSU. A secretária da Educação de Redenção, Ana Paula Fonseca, participou da solenidade e enfatizou o papel social que a Unilab exerce na região, oferecendo uma educação de qualidade e interagindo com os gestores públicos do Maciço de Baturité.

Ana Paula Fonseca, secretária de Educação de Redenção

Em nome dos estudantes veteranos, o presidente do Centro Acadêmico do Curso de Administração Pública, o guineense Faustino Rodrigues, saudou os calouros e motivou os participantes a se unirem para construir a universidade da integração no coração, fazendo novos laços de amizades e se ajudando mutuamente.

Faustino Rodrigues, pres. Centro Acadêmico de Administração Pública

Após os discursos, os alunos assistiram a um vídeo institucional sobre a história e o funcionamento da universidade. Em seguida, eles preencheram um questionário socioeconômico, para avaliar a necessidade dos benefícios oferecidos pela Coordenação de Assuntos Estudantis (bolsas de moradia, alimentação e transporte) e também o mapeamento de habilidades, que vai dar subsídio às ações da Pró-reitoria de Extensão.

Após o preenchimento dos formulários, os alunos foram encaminhados à sala dos professores para a entrega dos documentos e a efetivação da matrícula. Pedro Lucas foi o primeiro a ser atendido. Ele tem 17 anos e mora em Canindé. O estudante concluiu o ensino médio em 2011 numa escola profissionalizante do Governo do Estado na área de Informática. Ele fez a opção pelo curso de Engenharia de Energias da Unilab e foi aprovado.

Pedro Lucas, calouro do curso de Engenharia de Energias

Rivânia Rodrigues também foi aprovada no SiSU e vai cursar Letras. Ela mora em Fortaleza e diz que está muito motivada para se integrar numa universidade de caráter internacional.

Rivânia Rodrigues, caloura do curso de Letras

Marília Rodrigues é caloura do curso de Agronomia da Unilab. Ela reside em Maracanaú e já tem formação superior em Geografia (Uece). Ela optou pela segunda graduação porque se diz apaixonada pelas “ciências da terra”.

Marília Rodrigues, caloura do curso de Agronomia

A matrícula dos candidatos aprovados na primeira chamada do SiSU vai até esta sexta-feira (20) no Campus da Liberdade, em Redenção. Os estudante que não fizerem a matrícula nesse período perderão a vaga. Os selecionados para a segunda opção ou aqueles que não forem selecionados para nenhuma delas permanecerão no sistema e podem ser convocados nas chamadas seguintes. A segunda chamada será divulgada no dia 26 de janeiro, com prazo para matrícula nos dias 30 e 31 de janeiro.

Nesta edição do SiSU, a Unilab ofertou 156 vagas para estudantes brasileiros nos cursos de Administração Pública, Agronomia, Engenharia de Energias, Bacharelado em Humanidades e Letras, com ingresso em junho. A seleção para os cursos de Enfermagem e Ciências da Natureza e Matemática também vai ser pelo SiSU, mas somente na segunda edição de 2012, em setembro.

A inscrição dos alunos estrangeiros continua até dia 01 de fevereiro nas missões diplomáticas do Brasil dos seguintes países: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Principe e Timor Leste. Para saber mais sobre o processo de seleção, acesse o Edital.