Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Colóquio Internacional sobre o Português na Internet e no Mundo Digital

Data de publicação  25/01/2012, 16:51
Postagem Atualizada há 13 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

“A Língua Portuguesa na Internet e no Mundo Digital” é o tema do Colóquio Internacional que acontecerá entre os dias 24 e 26 de abril, em Guaramiranga (CE). Organizado pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), em parceria com a Unilab e o Conselho Nacional de Educação, o evento tem apoio financeiro da Assessoria Internacional do Ministério da Educação e da Divisão de Promoção da Língua Portuguesa (DPLP) do Itamaraty.

Como parte dos preparativos para o Colóquio, a Unilab recebeu a visita do diretor executivo do IILP, o brasileiro Gilvan Müller de Oliveira, professor doutor em linguística, que assumiu a direção do IILP em outubro de 2010. Acompanhado da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Unilab, Stela Meneghel, ele conheceu as instalações da Unilab no campus da Liberdade, em Redenção (CE) e também o Convento dos Capuchinhos em Guaramiranga, local de realização do Colóquio.

Pró-reitora Stela Meneghel e Gilvan Müller, diretor executivo do IILP

Segundo Gilvan Müller, a programação ainda está sendo finalizada, mas, já é certa a participação de Daniel Pimienta, diretor da ONG Funredes, sediada na República Dominicana. Especialista no tema, ele fará a conferência principal do Colóquio e, na ocasião, mostrará um panorama detalhado sobre a situação da língua portuguesa na internet, hoje a quinta língua mais utilizada na rede mundial de computadores, somando um total de 221 milhões de falantes.

Além de Pimienta, cada um dos países integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) enviará um especialista da área para os debates. Também estarão presentes os integrantes do grupo que elabora o projeto do Vocabulário Ortográfico Comum do Português (VOC), cuja primeira etapa – agregando Brasil e Portugal – será finalizada em julho deste ano, em Maputo (Moçambique). Já a segunda etapa, agregando todos os outros países da CPLP, está prevista para encerrar dois anos depois, em julho de 2014.

Plano de Ação de Brasília

O Colóquio Internacional sobre a Língua Portuguesa na Internet e no Mundo Digital integra uma série de debates sobre a língua portuguesa promovidos pelo IILP, num desdobramento da “I Conferência internacional sobre o futuro do português no sistema mundial”, realizada pelo governo brasileiro, em abril de 2010, em Brasília, com todos os países membros da CPLP. Na ocasião, foi lançado o Plano de Ação de Brasília (PAB) para a promoção, difusão e a projeção da língua portuguesa.

De acordo com o diretor do IILP, o PAB tem a missão de executar ações em quatro áreas estratégicas: a língua portuguesa nos organismos internacionais, a língua portuguesa na internet, a língua portuguesa nas diásporas e a diversidade lingüística nos vários países da CPPL. Para cada um dos temas está sendo realizado um colóquio em países distintos.

O primeiro evento foi realizado em Maputo (Moçambique), em setembro de 2011, com foco na diversidade lingüística nos países da CPLP que, juntos, somam um total de 339 línguas, das quais 215 estão no Brasil. Neste grupo estão incluídas as línguas indígenas, de imigrantes (italianos, alemães e japoneses, entre outros), línguas afro-brasileiras e de sinais (Libras).

 Depois, em novembro, foi a vez de Praia, em Cabo Verde, sediar o colóquio sobre a língua portuguesa nas diásporas. Com relação a este tema, Gilvan Müller ressalta que existem, hoje, 7 milhões de falantes de português fora dos países da CPLP. Assim, são 4 milhões nos Estados Unidos, 300 mil no Japão, 400 mil no Paraguai e quase 1 milhão de falantes na França.

Já em março deste ano será realizado em Luanda (Angola) o colóquio sobre a língua portuguesa nos organismos internacionais, focado na tentativa de que o português seja alçado à condição de língua oficial da Organização das Nações Unidas (Onu), juntando-se ao grupo de seis línguas – árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo – que são traduzidas simultaneamente nas reuniões oficiais da entidade.

O IILP

O Instituto Internacional da Língua Portuguesa  tem uma vocação explícita de articulação de esforços técnicos, científicos e financeiros dos países da CPLP, tanto para a promoção interna como para a promoção externa da Língua Portuguesa, desenvolvendo suas atividades como um órgão colegiado desses países, numa perspectiva inovadora de gestão supranacional da língua.

Os objetivos fundamentais do ILPP são “a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais”.

Saiba mais sobre o IILP em www.iilp.org.cv.

Categoria