Unilab assina convênios para implantação de Campus em São Francisco do Conde, na Bahia

Data de publicação  26/01/2012, 10:28

Com menos de um ano de atividade acadêmica, a Unilab dá os passos iniciais para a implantação do primeiro campus fora do estado do Ceará. O local escolhido pelo Mec  foi a cidade baiana de São Francisco do Conde, a 67 km de Salvador. A efetivação do projeto inclui convênios de cooperação técnica com as universidades federais da Bahia (UFBA) e do Recôncavo Baiano (UFRB), além de parceria com a prefeitura de São Francisco do Conde.

São Francisco do Conde, Bahia

Na última quinta-feira (19), o reitor da Unilab, Paulo Speller, acompanhado da pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Stela Meneghel, da pró-reitora de Graduação em exercício, Socorro Maia, da coordenadora de Educação a Distância, Maria Aparecida da Silva, e do coordenador de Planejamento, Fernando Afonso, participou de uma série de reuniões na Bahia para oficializar os apoios e estreitar os laços de cooperação com as instituições.  Os reitores Paulo Gabriel (UFRB), Dora Leal (UFBA), Paulo Speller (UNILAB) foram os representantes legais na cerimônia de assinatura dos acordos. A prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, também participou da solenidade.

Reitores Paulo Speller (Unilab), Dora Leal (UFBA), Paulo Gabriel (UFRB) e a prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim

A UFBA e a UFRB vão apoiar a Unilab na implantação do projeto pedagógico, construção de matriz curricular e todo o processo institucional que a universidade precisa pra iniciar as atividades, previstas para o segundo semestre de 2012, com orçamento próprio do Mec para o Campus de São Francisco do Conde . Na primeira fase, está sendo planejada a oferta de cursos de Especialização e Extensão. A partir de 2013, a meta é oferecer os primeiros cursos de Graduação. Para tanto, o esforço atual está concentrado no levantamento das demandas da região para direcionar as áreas de estudo, de acordo com as necessidades da sociedade em geral.

O projeto incluiu a parceria com a prefeitura de São Francisco do Conde, que dará o suporte na área da infraestrutura, como a doação de terreno, cessão de prédios e equipamentos.  O local indicado pelo município para o funcionamento da universidade é um prédio em fase final de construção com dois pavimentos, contendo 12 salas de aula, laboratórios, auditório para 135 lugares, refeitório, biblioteca e quadra poliesportiva. O convênio com a prefeitura deve ser assinado em breve.

Reitor da Unilab, Paulo Speller, visita prédio acompanhado da prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim

São Francisco do Conde

São Francisco do Conde, terceira cidade do Recôncavo Baiano, tem 31. 699 habitantes, segundo o IBGE. É considerado o município de maior população negra declarada no censo (maior que 90%). A cidade pertenceu ao termo de Salvador até 1697, quando foi emancipado. É o município brasileiro com maior produto interno bruto per capita. A arrecadação municipal de impostos ligados à produção e refino de petróleo pela refinaria RLAM, da Petrobras, é de cerca de R$ 200 milhões/ano, de acordo com o IBGE.

Veja os convênios entre Unilab, UFBA e UFRV:

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/01/Minuta-Padrão-Convênio-entre-Unilab-e-Universidade-Federal-do-Recôncavo-da-Bahia.pdf”]

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/01/Protocolo-de-Intencões_UFBA.pdf”]