Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab realiza seminário sobre os desafios para o desenvolvimento do território cearense

Data de publicação  30/01/2012, 16:56
Postagem Atualizada há 12 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

A Unilab, por meio da pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPGE), realizará no próximo dia 3 de fevereiro, no Anfiteatro, o seminário “Desafios para o desenvolvimento do território cearense – elementos para o debate”. Na ocasião, estarão presentes especialistas e estudiosos de políticas públicas do Ceará.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Stela Meneghel, o objetivo do seminário é debater os elementos chave para compreender a ocupação do território cearense, com destaque para características do desenvolvimento econômico e social.  As inscrições podem ser feitas através do e-mail: proppge@unilab.edu.br.

Durante a manhã, o tema é a “Economia e Desenvolvimento no Território Cearense”. Na ocasião, o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e também secretário de Cultura do Estado do Ceará, Francisco José Pinheiro, abordará “As Origens do Estado Cearense – Elementos para Compreender o Desenvolvimento do Território”.

Em seguida, o professor Carlos Alberto Manso, pesquisador do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP), vinculado ao CAEN/UFC, falará sobre “Pobreza e Desenvolvimento Econômico e Social – o Plano do Ceará”. Na sequência, a professora Virginia Holanda, da Universidade Vale do Acaraú (UVA) enfocará “A Ocupação do Território Cearense – Alternativas de Desenvolvimento no Espaço Urbano”.

No período da tarde, a temática será “Educação, Cultura e Desenvolvimento Social no Ceará”. A primeira palestra ficará a cargo da professora da UFC e da Universidade Estadual do Ceará (UECE) Sofia Lerche Vieira.  Ex-secretária de Educação do Estado do Ceará, ela abordará “Educação e Desenvolvimento Social – Perspectivas para o Ceará”. Encerrando o seminário, o também professor da UECE, Candido B. C. Neto, falará sobre “Arte e Cultura no Ceará”.

Categoria