Estudantes conferem amanhã (2) pré-estreia de peça em assentamento rural de Canindé (CE)

Data de publicação  01/02/2012, 16:06

Um grupo de estudantes da Unilab, por meio da Coordenação de Ações Culturais da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPGE), terá a oportunidade de conferir a pré-estreia da peça teatral “Narradores da Terra e do Fogo”, com o grupo teatral Carrapicho. A apresentação será amanhã, 2 de fevereiro,  às 20h, na Casa de Cultura da Reforma Agrária, no Assentamento Todos os Santos, em Canindé-CE. Em seguida haverá a apresentação da Banda Coivaras, do assentamento Santa Luzia, do distrito de Umari, em Caucaia-CE.

Formado por jovens do assentamento Todos os Santos, de Canindé (CE), o grupo Carrapicho estreia, em fevereiro, o espetáculo teatral “Narradores da Terra e do Fogo”. A peça retrata, de forma lúdica e poética, a luta das famílias para transformar a fazenda onde antes era extraído carvão em um projeto de reforma agrária no qual se respira educação, arte e cultura.

Na história, personagens alegóricos como um dragão retratando o Senhor do Fogo, entre outros, surgem em cena narrando, de forma fabulosa, a história dos moradores de Todos os Santos. Shows musicais executados ao vivo intercalam as encenações, em um repertório que inclui desde hinos clássicos dos movimentos em prol da terra até músicas compostas pelos integrantes do grupo Carrapicho.

ARTE E CULTURA

O convite foi feito à Unilab por Silma Magalhães, coordenadora do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária (Pacra), do INCRA, que desenvolve, desde 2003, projetos para participação dessas comunidades em editais e programas de incentivo à cultura, entre eles a Casa de Cultura da Reforma Agrária.

Inicialmente, a participação seria apenas dos 15 alunos que fizeram parte da oficina de teatro realizada pela Unilab entre os meses de setembro a novembro de 2011. Entretanto, segundo o coordenador de Ações Culturais da PROPPGE, Fernando Leão (foto acima), a universidade anteviu uma oportunidade de sensibilizar outros alunos para a arte teatral, e abriu mais 25 vagas, totalizando 40 vagas que foram preenchidas rapidamente na manhã de ontem, 31.

“Nos últimos meses ministramos duas oficinas de teatro, sempre com o objetivo de incitar alunos e alunas a descobrirem a linguagem teatral e, assim, aprenderem a manejar uma ferramenta eficaz na construção de uma nova realidade social, pois, como afirmou o grande teatrólogo brasileiro Augusto Boal, ‘todo teatro é político’”, explica Fernando Leão.

GRUPO CARRAPICHO

De acordo com o diretor da peça, Altemar di Monteiro, o mote para “Narradores da Terra e do Fogo” surgiu da reflexão sobre o uso da fazenda por uma empresa para a extração de carvão e do esforço que as famílias fizeram para desenvolvê-la após a posse. A partir daí, os jovens reuniram diversas informações, a exemplo de narrativas orais e cordéis, contando a história da desapropriação da terra do ‘Dono do Carvão’ até os dias de hoje, e criaram o roteiro. Para a montagem, o grupo obteve recursos por meio de seleção no V Edital de Incentivo às Artes, da Secretaria Estadual da Cultura do Ceará (Secult).

O Carrapicho tem como referências as artes mambembes, o forte vínculo com a terra e o teatro de rua, integrando as ações da Casa de Cultura da Reforma Agrária, espaço que reúne diversas políticas públicas de cultura para proporcionar formação continuada no teatro, na música, na literatura e na dança. Por meio do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária, o assentamento Todos os Santos também se tornou um Pontão de Cultura, com apoio do Ministério da Cultura (Minc) e da Secult, reunindo atividades culturais de vários assentamentos da região. Outro apoiador é o Banco do Nordeste, por meio do programa BNB de Cultura.