Diálogos Culturais – Ministra Ana firma parceria com reitor da UFRB para aproximar universidade e gestores públicos

Data de publicação  14/02/2012, 16:13

Com o propósito de fortalecer a transversalidade entre Cultura e Educação, o Ministério da Cultura e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) firmaram convênio no último dia 4 de fevereiro, em audiência realizada entre a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o reitor da universidade, Paulo Gabriel Nacif. Desse modo, o projeto Diálogos Culturais passa a acontecer dentro do âmbito acadêmico e os participantes passam a receber certificação com a chancela da universidade.

Segundo a representante do MinC na Bahia, Monica Trigo, a ideia surgiu para atender uma necessidade de expandir a proposta inicial do projeto para além da capital baiana. O vínculo a UFRB permite, além de emitir certificação com a chancela da universidade, tornando-a uma atividade de extensão, atender a uma demanda da comunidade acadêmica no sentido de construir um diálogo entre a universidade e os gestores públicos.

Serão realizados, inicialmente, três encontros em fevereiro. Neste primeiro momento, os Diálogos Culturais contarão com a presença de um dirigente do MinC, um pesquisador do campo cultural e um mediador. Cada dia será apresentado um tema principal, que será discutido pelos palestrantes convidados.

O projeto nasceu em 2011 com o nome de Fórum de Políticas Culturais e foi desenvolvido pelo MinC em parceria com a Secretaria de Cultura da Bahia. Ao longo do ano foram realizadas sete edições, que trouxeram a Salvador representantes das Secretárias de Cidadania e Diversidade Cultural, de Economia Criativa, de Articulação Institucional, de Políticas Culturais, da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE), do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e da Diretoria de Estudos e Monitoramentos de Políticas Culturais.

Bacia Cultural

Outro assunto tratado entre a ministra e o reitor da UFRB foi a criação, no Recôncavo Baiano, de uma Bacia Cultural de Economia Criativa. “Nós temos bairros, cidades, regiões e bacias criativas que, num trabalho em conjunto, acabam valorizando o potencial criativo e cultural. O Brasil tem esse diferencial e o Recôncavo é marcante, com sua importância reconhecida nacionalmente”, avaliou Ana de Hollanda.

O reitor Paulo Nacif lembrou que a cidade de São Francisco do Conde, também situada no Recôncavo, pode vir a integrar essa bacia criativa. É que o município foi escolhido para sediar o braço, na Bahia, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Outra boa notícia repassada à ministra pelo reitor foi a doação recebida pela universidade pela Fundação Clemente Mariani. “Recebemos todo o acervo da biblioteca da Fundação, o maior do Brasil no que se refere a história socioeconômica do país. Temos exemplares do século XVI. Todo acervo está avaliado em cerca de R$15 milhões”, afirmou. “Isso é maravilhoso, podemos desenvolver alguma parceria nesse sentido”, disse a ministra.

O reitor solicitou da ministra o apoio na concessão de um prédio em Santo Amaro para a instalação de uma extensão da UFRB. “Queremos criar na cidade cursos de Cenotecnia e Iluminação, além de Engenharia de Espetáculos, voltado para grandes eventos, o que seria inédito no país”, afirmou Nacif.

(Texto: Márcia Moreira – Ascom/RRBA/MinC)