Missão em Portugal buscou novas cooperações internacionais

Data de publicação  16/02/2012, 10:57

O reitor Paulo Speller participou, entre os dias 06 e 10 de fevereiro, de uma missão em Lisboa, Portugal. O objetivo foi promover o intercâmbio internacional da Unilab com as universidades dos países de língua portuguesa, discutindo assuntos como mobilidade estudantil, cooperação entre os países e a criação de uma Rede de Universidades.

Reitor Paulo Speller (no centro)

Na agenda de atividades, a equipe da Unilab participou do Colóquio “CPLP – Uma Oportunidade Histórica”, promovido pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que comemora, este ano, 15 anos de fundação. O encontro contou com a presença de representantes da CPLP, como os ex-presidentes Jorge Sampaio e Mário Soares, de Portugal, Joaquim Chissano, de Moçambique, e Pedro Pires, de Cabo Verde. O reitor Paulo Speller também se reuniu com Jorge Ferrão, reitor da Universidade Lúrio, de Moçambique, com o objetivo de discutir a mobilidade estudantil e docente entre os países da CPLP e a cooperação entre a Unilab e a Universidade Lúrio.

Na manhã do dia 8, o reitor Paulo Speller falou sobre a proposta de cooperação internacional da Unilab aos participantes da XXIV Reunião Ordinária dos Pontos Focais de Cooperação da CPLP. Dentre os assuntos debatidos, foi apresentada a criação de uma Rede de Universidades, responsável pela construção de um sistema de mobilidade, de uma linha de publicações e de projetos de Educação a Distância. No período da tarde, o reitor apresentou a proposta para o Conselho Administrativo da Associação de Universidades de Língua Portuguesa, com a participação de reitores de diversas universidades dos países de língua portuguesa, dentre eles representantes de Macau.

O reitor Paulo Speller participou ainda de reuniões, no dia 09, com o reitor da Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique, Orlando Quilambo, para identificar áreas prioritárias de cooperação entre os países, tais como a criação de programas conjuntos de Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado, além da formação de professores.

No último dia da missão, o reitor se reuniu com Pedro Mota, embaixador do Brasil na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que disponibilizou apoio institucional para as ações promovidas pela Unilab.