Revista Nguzu recebe trabalhos sobre Cultura Banto

Data de publicação  23/02/2012, 14:34

A Revista Nguzu, publicação semestral do Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos, da Universidade Estadual Londrina (UEL), trará um dossiê sobre a Cultural Banto no próximo número, com previsão de lançamento para junho de 2012. O tema recobre um amplo campo de estudos e pesquisas.

Segundo o escritor Nei Lopes, os velhos manuais de história do Brasil, além de dividir esquematicamente os negros africanos em bantos e sudaneses, costumavam contrapô-los, lançando sobre os primeiros o estigma da mais absoluta inferioridade e mitificando os segundos, principalmente os islamizados. “Essa discriminação dos bantos – escreve ele em “Bantos, Malês e Identidade Negra” – atinge o negro de modo geral. Porque com toda a certeza a grande maioria dos africanos trazidos para o Brasil na condição de escravos veio do vasto território abaixo da grande floresta tropical (África Central, Oriental e Austral), que é o habitat dos povos bantofones. No bojo dessa discriminação, então, estaria um juízo segundo o qual o geral dos africanos vindo para o Brasil seria bronco e curto de inteligência, detectando-se apenas, aqui e ali, entre os do antigo Sudão, alguns bolsões de informação e entendimento”, revela Nei Lopes.

A Revista Nguzu lança-se o desafio de refletir sobre tema de valor inestimável para o conhecimento da verdadeira formação do povo brasileiro. Nguzu recobre um arco alusivo a departamentos diversos, tais como educação, história, literatura, cultura, artes e comunicação, arquitetura, antropologia, geografia, biologia, novas tecnologias. Além de artigos acadêmicos, Nguzu acolhe resenhas de livros, relatos de experiências, súmulas, poemas, contos, artigos de autores (as) estrangeiros, entrevistas e cartas de leitores que não estão circunscritos ao tema da edição.

Prazo para envio de trabalhos: até 05 de março de 2012

Pareceres: até 20 de abril de 2012