Unilab inicia III Encontro Pedagógico

Data de publicação  28/02/2012, 12:57

Encontro acontece no Auditório do Campus da Liberdade

Teve início nesta terça-feira (28), no período da manhã, o III Encontro Pedagógico da Unilab. O encontro, que acontece até o próximo dia dois de março, reúne professores, coordenadores e colaboradores da Universidade para discutir as ações e desafios para a área de graduação em 2012.

Reitor Paulo Speller

Pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire

O evento foi aberto pela pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire, e pelo reitor Paulo Speller, que falou sobre a importância de reunir os integrantes da Unilab com o objetivo de refletir os processos que já foram percorridos e a atuação da Unilab. “Este ano é especial para todos nós porque vai significar, como já está significando, passos maiores para a Universidade, como os concursos em todas as áreas, a articulação do mestrado e a expansão da pesquisa e extensão”, destacou o reitor, desejando aos presentes um bom trabalho.

Professor Rémi Lavergne

A primeira manhã do encontro continuou com as apresentações das pesquisas do professor doutor Rémi Lavergne e do professor doutor Carlos Subuhana. As duas pesquisas estão relacionadas com as temáticas da Unilab. O professor Rémi, em sua pesquisa, estuda os desafios da Unilab diante da identidade singular da Universidade, o conceito de lusofonia afro-brasileira e as estratégias da Unilab de criar bilateralidade entre Brasil e África.

Professor Carlos Subuhana

O professor Carlos Subuhana apresentou a pesquisa “Estudar no Maciço de Baturité: trajetórias e experiências socioculturais de estudantes africanos na Unilab”, que fala sobre as diversas vivências dos jovens africanos que vêm estudar na Universidade.

Tarde

O III Encontro Pedagógico prosseguiu no período da tarde com a apresentação da Assessoria de Relações Institucionais da Unilab que abordou o tema “Relações Institucionais da Unilab: primeiras aproximações das missões internacionais”. Em sua explanação, a assessora Mariana Melo falou sobre as estratégias de cooperação  e de articulação com os países africanos de língua portuguesa.

Mariana Melo

Ela aproveitou para mostrar alguns resultados das primeiras missões realizadas este ano, uma para Guiné-Bissau e outra para Cabo Verde, ocasião em que foram realizados seminários sobre a Unilab e que contaram com a participação de representantes de ministérios, de instituições de pesquisa e de ensino superior, além de ONGs e de entidades estudantis.

Na sequência, a pró-reitora de Graduação Jacqueline Freire, apresentou o tema “Cooperação Bilateral com a UNTL (Universidade Nacional do Timor Leste). Durante sua fala, ela mostrou um resumo das atividades realizadas em conjunto com a UNTL no ano passado e sobre o processo de recepção dos 69 estudantes timorenses que chegarão em março para o início das atividades letivas de 2012.

Ladislav Trupl

Encerrando o primeiro dia do Encontro, a pró-reitoria de Administração e Planejamento fez um apanhado geral das atividades realizadas por suas coordenações, através do mote “Realidade e desafios da Unilab em 2012: múltiplas interfaces com o planejamento e a administração da universidade”.  O primeiro a falar foi o coordenador de Tecnologia da Informação, Ladislav Trupl, que mostrou os serviços realizados em 2011 e as perspectivas para este ano.

Regina Frazão

Em seguida, a coordenadora orçamentária, Regina Frazão, apresentou o orçamento detalhado da Unilab para 2012, e as verbas disponíveis para ações de pessoal e de gestão.

Fabiana Almeida

Depois, foi a vez da coordenadora de gestão de pessoas, Fabiana Almeida, apresentar os objetivos e ações levadas a cabo pela COGEP, que buscam gerar subsídios para a valorização e desenvolvimento dos servidores.

Plínio Nogueira

Ao final, o coordenador de infra-estrutura, Plínio Nogueira, disponibilizou diversas informações sobre as obras em andamento no anexo do bloco didático e também sobre a construção do  Campus das Auroras.

Confira a programação completa:

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/02/Convite-III-Encontro-Pedagogico-3.pdf”]