Professor Jesus Pascual participa do III Encontro Pedagógico

Data de publicação  01/03/2012, 11:57

O III Encontro Pedagógico da Unilab, que continua com a programação hoje (01) , contou esta manhã com a participação do vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC, Jesus Pascual. Há mais de 20 anos exercendo a profissão de professor, Pascual esclareceu os desafios de ser um profissional da educação.

Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC, prof. Jesus Pascual

“O professor realiza um trabalho artesanal, transformando conhecimento em algo acessível aos estudantes”, afirmou o palestrante. Jesus Pascual comparou a sala de aula ao teatro, em que as realidades estão em constantes processos de mudança e o profissional deve estar preparado para o novo e imprevisível.

Jesus destacou também a importância dos diversos campos do saber do educador, tais como o saber contextualizado, aberto, personalizado e transformador, sendo conciliado com as diferenças entre os alunos e os vínculos de afetividade que são criados dentro e fora da sala de aula.

A programação do III Encontro Pedagógico da Unilab prossegue nesta sexta-feira (02) com a participação da Profa. Sueli Macedo Silveira – Coordenadora de avaliação dos cursos de graduação e Instituições de Ensino Superior da Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Mec. Ela vai discutir a “Regulação e Avaliação da Educação Superior no Brasil: SINAES, avaliação institucional e dos cursos de graduação em foco”. Ainda pela manhã, haverá um debate sobre “SiSU: trajetória, avanços e perspectivas”, com a diretora de Políticas e Programas de Graduação do Mec, Dra. Paula Branco de Mello.