CAPES e CNPq lançam programa “Jovens Talentos para a Ciência”

Data de publicação  06/03/2012, 08:39

Em reunião com os representantes das universidades e institutos federais de educação ocorrida ontem, dia 5, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, apresentou o novo programa de incentivo à iniciação científica Jovens Talentos para a Ciência. A iniciativa é destinada a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento e tem o objetivo de inserir precocemente os estudantes no meio científico.

Um total de 6.000 bolsas de estudo serão oferecidas pela Capes e pelo CNPq aos estudantes que ingressaram este ano nas Universidades Federais e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Nos próximos anos, esta modalidade de bolsa será estendida para os alunos ingressantes em Universidades Estaduais e também não públicas.

Estas bolsas terão por objetivo identificar precocemente os melhores Jovens Talentos entre os ingressantes universitários, para estimulá-los ao interesse e dedicação plena ao aprendizado acadêmico e a prática em Ciência e Tecnologia.

As primeiras bolsas do Programa Jovens Talentos serão implementadas já no mês de agosto deste ano. Para isso, os estudantes recém-ingressos em universidades federais e institutos federais de educação deverão se inscrever, por meio de formulário eletrônico, a serem disponibilizados pelas instituições no período de 13 a 23 de março.

Os alunos serão selecionados por universidade, mediante prova de conhecimentos gerais, aplicada no dia 29 de abril de 2012. A nota do teste poderá ser utilizada ainda para futuras classificações no programa Ciência sem Fronteiras. Os aprovados receberão bolsa no valor de R$ 360 pelo período de 12 meses.

As candidaturas devem ser enviadas, em formulário próprio, disponível no portal da Capes, pela instituição interessada à coordenação do programa. Todos os estudantes, inclusive os estrangeiros já residentes e matriculados na instituição poderão participar do processo.

A Capes será responsável por aplicar a prova e o MEC se ocupará da logística de envio e de pessoal para fiscalização.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Capes