Processo seletivo 2012 para estudantes estrangeiros está em andamento

Data de publicação  06/03/2012, 14:19

A Unilab encerrou as inscrições para o Processo Seletivo Unilab-2012, voltado aos candidatos nacionais de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.  Um total de 204 estudantes estrangeiros fez suas inscrições nas Missões Diplomáticas brasileiras, nesses países. Posteriormente, a documentação foi enviada ao Itamaraty, em Brasília, e encaminhada à Unilab.

Agora, as candidaturas estão sendo submetidas à Comissão de Seleção, composta por professores dos diversos cursos ofertados e coordenada pela vice-reitora da Unilab, Maria Elias Soares. A Comissão está analisando o histórico escolar do candidato, para atribuição de uma Nota do Ensino Médio (NEM), e fazendo a correção da Redação.

Vice-reitora Maria Elias coordena a comissão de seleção dos estudantes estrangeiros

Segundo Maria Elias, concluída a seleção, a relação dos aprovados será publicada em ordem alfabética no site da Unilab.  Após a publicação do resultado, o candidato terá até cinco dias úteis para confirmar, por escrito, seu interesse em matricular-se, para que a Unilab possa emitir o documento necessário para a obtenção de visto. O período, local e o horário de matrícula dos  classificados serão informados por ocasião da divulgação dos resultados.

Em 2012 foram oferecidas 370 vagas para estrangeiros, Deste total, por força de acordo específico, a Unilab disponibilizou 69 vagas exclusivamente para Timor Leste, sendo 30 específicas para o curso de licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática. O restante das vagas foi distribuído nos demais cursos na seguinte forma: Administração Pública (10 vagas), Agronomia (10 vagas), Engenharia de Energias (10 vagas) e Enfermagem (9 vagas).

As outras 300 vagas foram divididas entre os sete cursos oferecidos pela Unilab, para estudantes nacionais de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, para ingresso em junho e setembro do ano letivo de 2012. Apenas os estudantes timorenses iniciam o ano letivo agora em março.

De acordo com a vice-reitora da Unilab, na medida do possível, as vagas serão distribuídas de forma equitativa entre Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Caso não sejam preenchidas as vagas disponibilizadas para um ou mais países, estas serão remanejadas para outros, em que haja candidatos aprovados, respeitando-se a opção pelo curso e a ordem de classificação dos candidatos.