Programa Arte Retirante é lançado na Unilab com a peça “Picadeiro”

Data de publicação  06/03/2012, 14:46

A Unilab agora é parceira do Banco do Nordeste na realização do Programa Arte Retirante. E, para dar o pontapé inicial do programa na universidade, será apresentada a peça teatral “Picadeiro”, com o Grupo Fuzuê, nesta quarta-feira, 7 de março, a partir das 19h, no Pátio Administrativo, no Campus da Liberdade, em Redenção (CE). A apresentação integra a programação festiva de abertura do ano letivo de 2012.

Baseada no universo dos poetas, emboladores e cantadores populares, o enredo da história é conduzida por dois bufões andarilhos, que tiram de suas malas um rol de contos, “causos” da tradição popular e gagues dos palhaços tradicionais. A dramaturgia do espetáculo conta com técnicas de acrobacia solo, manipulação direta de bonecos e música ao vivo com rabeca, bandolim, sanfona e pandeiro.

O Programa Arte Retirante consiste em realização de eventos culturais nas mais diversas formas de arte, fora das sedes dos Centros Culturais Banco do Nordeste – Fortaleza e Cariri –, com o objetivo de contribuir para diminuir a distância entre arte e público, dar oportunidade para que novos públicos tenham acesso à cultura, formando platéias e ampliando a área de atuação cultural do Banco do Nordeste.

Para a realização do programa foram estabelecidas parcerias com instituições já atuantes em vários bairros de Fortaleza: o Centro Cultural Patativa do Assaré (Conjunto Ceará), o BNB Clube de Fortaleza (Caça e Pesca), Casa da Comédia Cearense (Rodolfo Teófilo), Espaço Viva Gente (Jardim União), Edisca (Conjunto Luciano Cavalcante), Parque Ecológico Rio Branco (São João do Tauape), Cuca Che Guevara (Barra do Ceará); e ainda no município de Guaiúba.