Unilab adere ao Programa Jovens Talentos para a Ciência

Data de publicação  11/03/2012, 15:56

A Unilab aderiu no dia 08 de março ao “Programa Jovens Talentos para a Ciência”, lançado na última segunda-feira, dia 5, em Brasília. O Programa, realizado conjuntamente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), oferecerá seis mil bolsas de estudo aos estudantes, brasileiros e estrangeiros, que ingressaram em 2012 nas Universidades Federais e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. As bolsas terão início em agosto deste ano, com duração de 12 meses, e um valor mensal de R$ 360.

Para apresentar o “Jovens Talentos para a Ciência” e estimular os estudantes a participarem do processo seletivo, a Pró-Reitoria de Graduação/Prograd, que coordena o Programa na Unilab, fará uma atividade no próximo dia 16 de março às 11h, no Auditório, no Campus da Liberdade, em Redenção (CE). Na ocasião, a pró-reitora de Graduação e coordenadora do Programa na Unilab, Jacqueline Freire, falará sobre os objetivos do “Jovens Talentos para a Ciência” e tirará as dúvidas levantadas pelos estudantes. A Prograd atua integradamente com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão/Proppge, Coordenações de Área e de Curso.

As inscrições para o Programa serão realizadas entre os dias 12 e 23 de março, através de um formulário eletrônico disponível no site da Capes. Os estudantes preencherão os formulários e repassarão à Prograd, que será a responsável pelo envio a Capes. A seleção, marcada para 29 de abril, será feita por meio de prova de conhecimentos gerais, elaborada pela Capes e composta por questões de múltipla escolha, a ser aplicada nas dependências da Unilab.

O objetivo maior do Programa é identificar os Jovens Talentos entre os calouros de 2012, para estimulá-los ao interesse e dedicação plena ao aprendizado acadêmico e a prática em Ciência e Tecnologia. Adicionalmente, os resultados obtidos poderão também ser utilizados como critérios de prioridade nos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e no Programa Ciência sem Fronteiras.

Mais informações pelo fone 0800616161.